Teatro Barracão está com inscrições abertas para formação de ator e atriz

Ser humano é ser teatro: a atriz e professora Maria Rocha Virgínio abre as cortinas para a arte em entrevista no programa Marco Zero; assista.

Ser humano é ser teatro: a atriz e professora Maria Rocha Virgínio abre as cortinas para a arte em entrevista no programa Marco Zero; assista.

Palavra mais, palavra menos, dizia o dramaturgo brasileiro Augusto Boal que ser humano é ser teatro. Essa forma de arte, antiga e que eleva a cultura, está diretamente ligada à condição humana, encenando no palco dramas, angústias, alegrias e as múltiplas formas da existência.

Em Foz do Iguaçu, o Teatro Barracão é opção a quem pretende fazer teatro em boa companhia. As inscrições para o curso de formação de atores e atrizes estão abertas, como detalha a professora Maria Rocha Virgínio, em entrevista no Marco Zero.

Assista à entrevista:

Ela conta que as turmas são divididas por idades e que, além da formação dos participantes, o curso promove a montagem de espetáculo com os alunos, apresentado a familiares e à comunidade em evento no fim de ano. É uma forma de estimular a prática e promover o acesso ao teatro entre a população.

No Teatro Barracão, equipamento comunitário de arte e cultura mantido por duas associações sem fins lucrativos, que completa 30 anos em 2022, é possível fazer uma aula experimental, informa a atriz e professora. O processo formativo respeita a condição de cada pessoa.

“O teatro que trabalhamos é o do autoconhecimento, que incentiva as pessoas estarem juntas e viverem bem”, frisa Maria. “Buscamos trabalhar em grupo, conhecer o mundo e fazê-lo melhor”, completa, demarcando uma relação entre a oficina e a realidade.

Segundo ela, toda a pessoa deve experimentar o fazer teatral. “Teatro é estar vivo, leva a pessoa a circunstâncias novas e a acreditar mais em si mesma. Pela arte podemos transformar a vida, sermos atores de nossa própria história”, reflete Maria.

Espaço comunitário, o Teatro Barracão completa 30 anos em 2022 – Foto: Divulgação

A realizadora artística e cultural aponta que qualquer pessoa pode fazer teatro, mesmo as mais tímidas ou sem contato anterior com essa forma de arte. “É um meio de se libertar das amarras internas. Qualquer pessoa pode ser ator ou atriz”, incentiva.

Procedente de família de artistas, Maria Virgínio revela que praticamente cresceu no Teatro Barracão e que o teatro está em seu DNA. “O Teatro Barracão é não é a segunda, mas a minha primeira casa. E teatro é o que amo, é o que me faz viva”, conclui a atriz e professora.

Oficina de Teatro
Endereço: Avenida República Argenta, 4.071 – Teatro Barracão (Praça da Bíblia)
Informações: 99837-0957 (WhatsApp)
Redes sociais: facebook.com/casadoteatrofoz
Turmas: infantil, juvenil e adulta
Vagas limitadas

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.