Professora da Unioeste lança livro sobre formação da Conscienciologia em Foz do Iguaçu

Obra é resultado da tese de doutorado da professora Cristiane Gilaberte. Evento será realizado no dia 2 de agosto às 19h.

Obra é resultado da tese de doutorado da professora Cristiane Gilaberte. Evento será realizado no dia 2 de agosto às 19h.

O histórico de criação do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC e a chegada de estrangeiros e brasileiros de outros estados em Foz do Iguaçu para atuar nas atividades da Conscienciologia é um dos assuntos abordados na obra Comunidade Conscienciológica: voluntariado, migração e territorialidades, de autoria da professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Cristiane Gilaberte. O livro será lançado na terça-feira, dia 2 de agosto, às 19h, no miniauditório do Pátio Pomare, na Avenida das Cataratas.

Com 512 páginas, a obra retrata com detalhes a formação da comunidade conscienciológica em Foz do Iguaçu desde 1995, quando as atividades dos voluntários tiveram início. A motivação para morar em Foz do Iguaçu, os desafios enfrentados pelos pioneiros, a chegada de Waldo Vieira (1932-2015), propositor da Conscienciologia, para liderar os trabalhos, e as experiência da construção CEAEC são trazidas com detalhes na obra publicada pela Editares.

Cristiane: investigação acadêmica com levantamentos estatísticos, entrevistas em profundidade e pesquisa documental – Foto: Divulgação

O livro é resultado da tese de doutorado da professora Cristiane no Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu. Para escrever a obra, ela fez, durante quatro anos, uma investigação acadêmica com levantamentos estatísticos, entrevistas em profundidade e pesquisa documental. A autora ainda trabalhou um arcabouço teórico interdisciplinar envolvendo a micro-história, a história oral e a história social quantificada. Uma parte da pesquisa foi realizada em Portugal, onde Cristiane morou 5 meses durante período que cursou doutorado sanduíche.

Nas entrevistas realizadas pela autora, os voluntários pioneiros da Conscienciologia relatam a experiência de mudar para Foz do Iguaçu na década de 1990 com objetivo de atuar em um projeto sem precedentes para a Conscienciologia na época. Também contam dificuldades, experiências e vivências que tiveram.

A Conscienciologia é uma ciência voltada para o estudo da consciência – nós mesmos. Para isso considera, entre várias premissas, a existência de múltiplas vidas, outras dimensões além desta física, e a capacidade da consciência se manifestar em outros corpos, não se restringido ao corpo físico.

Serviço: Lançamento do livro Comunidade Conscienciológica: voluntariado, migração e territorialidades
Dia 02 de agosto, às 19h, no miniauditório do Pátio Pomare.
Avenida das Cataratas, 544 – Foz do Iguaçu.

(Assessoria)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.