Ponte da Fraternidade é cenário de videoclipe que relembra tempos de isolamento

Produção binacional dos artistas André Prando e Maca Mona Mu marca três anos do início da pandemia e do período em que a ligação entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú permaneceu fechada.

15 de março de 2020. Há exatos três anos, a Ponte Internacional Tancredo Neves, também conhecida como Ponte da Fraternidade, era fechada em razão do enfrentamento à pandemia de covid-19. A medida isolou a população das vizinhas Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina) por mais de um ano e meio.

Essa foi a data escolhida para o lançamento do videoclipe “Universos Distintos”, do Projeto Latinese, que tem como pilar a junção de artistas dos eixos luso e hispanofalantes na América Latina, e une os artistas André Prando (Brasil) e Maca Mona Mu (Argentina).
 
O videoclipe surgiu como um memorial artístico para registrar uma data tão simbólica que, segundo os artistas, pouco a pouco se perde no imaginário coletivo. “O fechamento da fronteira representa a interrupção de atividades comerciais, culturais e afetivas, assim como carrega em si diversas perdas. ‘Universos Distintos’ é uma homenagem às vidas perdidas, às ausências, mas também à possibilidade de nos reencontrarmos”, explicam.

As gravações da produção audiovisual iniciaram em fevereiro deste ano, após o projeto ser contemplado em 2022 no edital do Sistema Municipal de Cultura da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Confira o videoclipe:


Sobre a produção

O videoclipe é uma alusão à retomada das atividades fronteiriças e elabora também uma narrativa heterorromântica, que é quebrada por um plot twist bem intrigante, uma vez que os artistas dos respectivos países se encontram na Ponte da Fraternidade, redesenhando trajetos que por tempos foram interrompidos e trazendo à tona as perdas causadas pela pandemia.

Por meio de referências de teatro de sombra e da caracterização cênica dos principais cenários, a linguagem proposta no videoclipe traz com simplicidade e profundidade as ausências causadas pelo isolamento social, enfatizando os reencontros possíveis a partir da Ponte da Fraternidade.

Foto: Miguel Molina


Para tratar de uma temática tão delicada, a solução criativa foi perpetuar, por intermédio do audiovisual, a reabertura da ponte, registrando de forma alusiva o que seu fechamento representou para a Tríplice Fronteira, criando um marco histórico de proporções internacionais com o uso de uma linguagem poética, ampliando o repertório imagético e narrativo da região.

O projeto

O Latinese surgiu em 2019 como um trabalho para a disciplina de Intermidialidade da Universidade Federação da Integração Latino-Americana (Unila), idealizado por Vinícius Castro, mestrando na linha de pesquisa Fronteiras, Diásporas e Mediações e graduado em Letras, Artes e Mediação Cultural.

A iniciativa logo se transformou em canal e projeto que já nasceu internacional com a missão de garimpar, pesquisar e fazer curadoria de música dos 13 países da América do Sul, com extensão pelo Caribe. Para saber mais sobre o Latinese: https://www.instagram.com/latinese_.

Foto: Miguel Molina
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Documentário relembra quarentena na fronteira durante a pandemia

    […] Veja também:Ponte da Fraternidade é cenário de videoclipe sobre os tempos de isolamento […]

Comentários estão fechados.