Foz do Iguaçu recebe Mostra de Cinema Árabe Feminino

Atividades acontecem em diversos pontos da cidade a partir desta quarta-feira (11). Veja a programação:

Foz do Iguaçu receberá, nesta quarta-feira (11), a Mostra de Cinema Árabe Feminino. As atividades serão promovidas em diversos espaços da cidade, como os campi da Unila, Unioeste e IFPR, além do Cataratas JL Shopping. A iniciativa tem como objetivo retratar aspectos históricos, sociais e culturais sobre a Palestina, bem como abordar a luta e a resistência do seu povo.

Leia também:
Curta-metragem psicológico é gravado em Foz do Iguaçu

A mostra – que seguirá até sábado (14) em Foz – já acontece há quatro anos no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), com projeções, exposições fotográficas e debates. É um espaço privilegiado para compreender a história da Palestina, demonstrar solidariedade e visualizar uma série de filmes que exploram diferentes experimentações de linguagem, do documentário à ficção científica.

De acordo com a coordenadora-geral da ação, a professora de Cinema Fran Rebelatto, da Unila, a mostra traz a Foz do Iguaçu uma importante contribuição ao debate histórico e social sobre os conflitos no Oriente Médio e a dura realidade vivenciada na Palestina, mas também posiciona o cinema como um instrumento de reflexão para entender a realidade a partir de suas várias formas de manifestação e linguagem.

“As mulheres, cujos filmes serão exibidos, querem borrar as fronteiras entre passado, presente e futuro, considerando que o tempo palestino é um ‘tempo perturbado’, atravessado pelo empreendimento colonial que sequestra não somente o território, mas também tenta sequestrar a memória do povo palestino para que não exista futuro desse povo. Esse limbo temporal está presente em praticamente todos os filmes desta mostra”, explicam as curadoras.

Na mesa de abertura desta quarta-feira (11), às 18h30, na Unila, a mostra contará com a participação de representantes da Embaixada da Palestina no Brasil, da presidência da Federação Árabe Palestina no Brasil, além de outras autoridades locais e entidades envolvidas.

A mostra é organizada pela produtora de cinema de Foz do Iguaçu Ñanduti Cine, em parceria com Caprisciana Produções, Circular Filmes, Partisana Filmes, Cineclube Formiga e a própria Mostra de Cinema Árabe Feminino. Conta com o apoio da Unila-Proex, Fepal, Cebrapaz, Unioeste, IFPR, entre outras entidades. O projeto foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo, de Foz do Iguaçu, possibilitando sua realização.

Confira parte da programação:

Quarta-feira (11) – 18h30: abertura da mostra e exibição de filme na Unila – Jardim Universitário, 3.º andar, Auditório Martina.

Quinta-feira (12) – 19h: mostra especial Cineasta Larissa Sansour – Auditório Central da Unioeste.

Sexta-feira (13) – 19h: mostra especial Imagens de Gaza – Unila – Jardim Universitário, 3.º andar, Auditório Martina.

Sábado (14) – 19h: Cine Cataratas – JL Shopping

Serviço

Mostra de Cinema Feminino da Palestina

De 11 a 14 de dezembro

Locais: Unila, Unioeste, IFPR e Cine Cataratas (Cataratas JL Shopping)

Programação completa: https://www.nanduticine.com/mostra-de-cinema-feminino-da-palestina

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.