Com a bandeira de uma moda justa e igualitária, a terceira edição do Fashion Revolution será realizada neste sábado e domingo, dias 22 e 23, em Foz do Iguaçu. As atividades, gratuitas e abertas, ocorrerão no Pátio Pomare e no Tetris Hostel, na Vila Yolanda.
Leia também:
Feirinha da JK tem edição extra no feriado a partir do entardecer
Organizado por voluntários, o evento terá oficinas, shows, documentário, debates sobre moda e um bazar de trocas no qual a moeda será a própria roupa levada pelos participantes. “O objetivo é promover a moda circular sem gastar dinheiro”, diz a representante local do Fashion Revolution, a consultora de imagem e marca pessoal Camila Menezes.
Para participar do bazar, a pessoa poderá levar até 15 peças de roupa sem rasgos, manchas ou furos. Será feita uma curadoria por estudantes de moda para aprovar as peças, e o interessado receberá fichas equivalentes às roupas para trocá-las por outras.
Programação
No sábado, o evento transcorrerá das 13h30 às 19h15 no Pátio Pomare. No domingo, das 15h às 19h, no Tetris Hostel, com o Bazar de Trocas.
Entre os destaques do Fashion Revolution, além do bazar que costuma ter muitas adesões, estão os debates. Por ser um evento que vai na contramão do mercado que explora a moda, o Fashion Revolution propõe debates com ênfase no comércio sustentável e na diversidade.
Às 15h, no Pátio Pomare, terá o Fashion Talk: Moda, Diversidade e Cultura. Às 16h15, o debate promovido pelo Sebrae envolverá dois empreendimentos de moda da cidade: o Acervo 28, brechó de moda vintage, e o Ateliê do Au Au, que faz roupas para cães com sobras de tecidos.
Oficinas
Uma das oficinas do sábado será realizada pela empresária Ariane Meyer, que falará como trabalhar com acessórios. Alunos do curso Designer de Moda, da UDC, conduzirão outras duas oficinas para ensinar a técnica de estamparia com carimbos. Para isso, os participantes vão precisar levar uma peça de roupa, garfos e até espiga de milho para fazer o carimbo.
Ainda no sábado será exibido o documentário “Revolixonários – Mundo de Plástico”, sobre a moda e a produção de lixo no mundo, com a participação de um representante do Instituto Lixo Zero.
Evento surgiu a partir de tragédia com trabalhadores
O Fashion Revolution é um evento que ocorre simultaneamente em vários países. Foi criado há dez anos, após o desabamento do edifício Rana Plaza em Dhaka, Bangladesh, em 24 de abril de 2013, onde funcionava uma fábrica de tecidos e os trabalhadores eram empregados sob um sistema de exploração. Mais de 1.100 pessoas morreram e cerca de 2.500 ficaram gravemente feridas.
O movimento surgiu a partir de dez pontos do Manifesto pela Revolução da Moda, que tem o objetivo de combater a exploração dos trabalhadores do setor e chamar atenção para a moda circular e sustentável. A semana Fashion Evolution ocorre de 22 a 29 de abril. Neste ano, o tema é o Manifesto pela Revolução na Moda.
Em Foz do Iguaçu, fazem parte da equipe de voluntários: Camila Menezes, Erica Valiati, Pietro Quaglia, Ane Polastri Ribeiro, Fátima Langbeck, Maísa Silvestre e Sandra Benitez.
Redes sociais
O Fashion Revolution incentiva a participação nas redes sociais a partir das seguintes perguntas:
#QuemFezMinhasRoupas, pois a prioridade da campanha é que as pessoas que fazem as roupas tenham condições dignas de trabalho.
#DoQueSãoFeitasMinhasRoupas, como seria o mundo se as marcas restaurassem os sistemas em vez de esgotá-los?
#aCorDeQuemFezMinhasRoupas, vamos exigir que as empresas tenham ações com foco na promoção de igualdade racial entre seus funcionários.
Confira a programação completa
DIA 22 (sábado) – PÁTIO POMARE – Av. das Cataratas, 544 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu
13:30 – Ação: Quem Fez Minhas Roupas? (Plaquinhas)
14:00 – Abertura: 10 Anos de Fashion Revolution, com Camila Menezes, Érica Valiati e Mariângela Lückmann
14:20 – Oficina Multiplicando seus looks com o poder dos acessórios, com Arianne Mayer
15:00 – Fashion Talk: Moda, Diversidade e Cultura, com Blanca Halice, Pietro Quaglia e Nerys Wendy
15:40 – Ação: Quem Fez Minhas Roupas? (Plaquinhas)
16:15 – Painel Sebrae: Como transformar desafios em oportunidades nos Negócios Sustentáveis – cases do Ateliê do Au Au (Eliane Vogado) e Acervo 28 (Camila Vieira)
17:15 – Oficinas de Estamparia com Carimbos com a UDC, coordenada pela Professora Telma
18:30 – Exibição do documentário Revolixonários – Mundo de Plástico
19:15 – Roda de Conversa, conduzida por Anelise Polastri e com a participação da Maria Luiza Rodrigues El Sayed, Embaixadora do Instituto Lixo Zero
DIA 23 (domingo) – TETRIS CONTAINER HOSTEL – Av. das Cataratas, 639 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu
15:00 às 19:00 – Bazar de Trocas
Apresentações simultâneas:
16:00 – Oficina de Estamparia com Carimbos com a UDC, coordenada pela Professora Telma
Artística:
17:00 – Fashion Painting, comPietro Quaglia e Maria Inês Viana
Musical:
16:00 – Ane e Edu
17:00 – Duo Esmeraldas
18:00 – Lívia Reis
Comentários estão fechados.