Documentário “Avá-Guarani Reko” destaca a força da cultura guarani no oeste do Paraná

Filme mostra a riqueza cultural do povo Avá-Guarani em São Miguel do Iguaçu; exibição faz parte do projeto Cineclube Formiga

Neste mês de abril, dedicado à valorização dos povos indígenas, tem início a distribuição do documentário Avá-Guarani Reko, realizada pelo Cineclube Formiga, que atua na democratização do acesso ao audiovisual e na valorização de narrativas populares e tradicionais.

O filme retrata a riqueza cultural do povo Avá-Guarani da comunidade Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu (PR), por meio da atuação dos corais Tape Vy’a, Pindo Poty e Ara Poty. Formados por crianças, jovens, xondaro e xondaria da aldeia, os corais expressam, por meio de cânticos e danças tradicionais, o Avá-Guarani Reko – o modo de ser guarani –, fortalecendo a identidade e os saberes ancestrais.

O documentário também aborda a incorporação de novos instrumentos musicais a partir do contato com os não-indígenas, e resgata a história da criação dos corais. Outro destaque é a participação da comunidade na idealização da primeira Semana Cultural Indígena Guarani, que hoje se realiza em diversas escolas indígenas do Brasil durante o mês de abril, em alusão ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril).

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Com realização da ACICO Ocoy (Associação da Comunidade Indígena da Tekoha Ocoy), o projeto foi desenvolvido por meio de Camila Cristina Lazzarini e Rafael Fonseca, com recursos da Lei Paulo Gustavo, através de edital promovido pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu.

Após exibições na XXIII Semana Cultural de Ocoy (Colégio Estadual Indígena Teko Ñemongo) e na 19ª Semana Cultural de Itamarã e Añetete (Escola Estadual Araju Porã), Avá-Guarani Reko será apresentado no dia 19 de abril, durante os 3º Jogos Indígenas da UNILA, às 12h no Campus Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu (PR).

A iniciativa reforça a importância do audiovisual como ferramenta de fortalecimento cultural e reconhecimento da diversidade dos povos originários.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.