Desperdício de alimentos é tema de exposição fotográfica em Foz do Iguaçu

Fotógrafa francesa produziu imagens a partir de Banco de Alimentos da Ceasa. Foz é uma das dez cidades brasileiras agraciadas com a mostra.

Será aberta nesta sexta-feira, 28, às 18h, no Shopping Catuaí Palladium, a exposição de fotos “Sob a Pele” – “Épluchez-moi” (“Descasque-me”), que retrata o desperdício de alimentos. As imagens são de autoria da fotógrafa e artista francesa Pauline Daniel.

A mostra traz 13 fotos de frutas típicas do Brasil, incluindo mamão papaia, abacaxi, limão taiti, jaca e goiaba. Também conta com imagens apresentadas na edição francesa com alcachofra, pera e pimentão. A exposição, que percorre outras dez cidades brasileiras, segue até dia 28 de novembro.

Instigada pelo estrago feito em alimentos durante a própria produção artística, Pauline passou a dar atenção ao desperdício, fato que motivou a exposição. Com as imagens ela também chama atenção para a ditadura da beleza que prevalece na sociedade e a tirania da aparência enganosa.

“Nesse conjunto de imagens, quis revelar esteticamente as frutas e os legumes danificados e prestes a serem descartados. Uma vez descascados e processados, os alimentos enegrecidos ou necróticos revelam-se não só aptos para o consumo, mas também dignos dos melhores pratos”, explica. Para Pauline, há uma necessidade de ações para salvar milhares de toneladas de alimentos perecíveis todos os anos em todo o mundo.

As fotos mostram alimentos crus e danificados, e a versão descascada, trabalhada e roteirizada. As imagens inéditas foram feitas no estúdio da fotógrafa brasileira Nana Moraes. A primeira versão da exposição foi realizada em 2014, a partir de imagens do banco de alimentos da França. As fotos chamaram atenção para produtos impróprios para a venda, porém possíveis de serem consumidos.

A exposição é iniciativa do Consulado da França no Rio de Janeiro e tem apoio do Banco de Alimentos da Ceasa do Rio de Janeiro, cidade onde a fotógrafa fez duas residências artísticas para realizar o trabalho. 

Além de Foz do Iguaçu, a mostra “Sob a Pele” poderá ser vista em: Belo Horizonte, Blumenau, Curitiba, Juiz de Fora, São Carlos, Campinas, Fortaleza, Grande ABC, Manaus e Nova Friburgo. Em Foz do Iguaçu, a exposição tem apoio da Aliança Francesa.

Serviço:

“Sob a Pele” (“Épluchez-moi”) – Shopping Catuaí Palladium (piso L1)
Data: de 28 de outubro a 28 de novembro 
Funcionamento do shopping: todos os dias, das 10h às 23h
Entrada franca

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.