Cinelatino apresenta o documentário brasileiro Limiar nesta segunda 

Haverá debate com participação da diretora do filme, Coraci Ruiz. Saiba como assistir. 

Haverá debate com participação de Coraci Ruiz, diretora do filme. Saiba como assistir. 

O documentário brasileiro Limiar (2020), dirigido por Coraci Ruiz, chega aos debates on-line do Cinelatino nesta segunda-feira, 7, às 19h, através do canal do YouTube do cineclube. O filme, em pré-estreia, fica disponível gratuitamente de 5 a 7 de junho.

Limiar é uma autobiografia em que Coraci Ruiz acompanha o processo de transição de gênero de seu filho, que passa por certezas e incertezas nesse movimento de identificação e desidentificação. A mãe experiencia reflexões acerca de suas percepções de mundo e de suas próprias identidades. Além de ser uma narrativa familiar, de micro-história, a produção audiovisual está atrelada à conjuntura política brasileira e à vida de tantas pessoas que passam pelos processos de transição de gênero.

As filmagens ocorreram entre 2016 e 2019. Em 2016, um golpe derrubou Dilma Rousseff da presidência, que foi assumida pelo vice-presidente, Michel Temer. Em 2018 ocorreram as eleições em que Jair Bolsonaro foi eleito. Neste contexto, as opressões políticas sobre os corpos foram explicitadas abertamente por integrantes do governo e seus seguidores e seguidoras. O documentário é, portanto, uma produção autobiográfica, política e histórica, com posicionamento contra as opressões de gênero.

Limiar estreou no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Foi o filme de abertura na 15ª Ethnocineca – International Documentary Film Festival Vienna 2021. Recebeu diversos prêmios, entre eles, de Melhor Direção no 28º Festival Mix Brasil e de Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro e Melhor Desenho Sonoro no 14º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero.

O debate que será transmitido ao vivo através do link bit.ly/debatelimiar, na terça-feira 7 de junho, às 19 horas, contará com a participação de Coraci Ruiz (diretora), Zion Sleiman (professor voluntário na UTFPR-med-apolo e ativista em Direitos Humanos) e Silvia Letícia Matievicz (professora no IFPR e integrante do grupo Mami – Mães Cristãs de Amor pela Diversidade). A mediação é de Camila Vital (mestranda em Cinema e Artes do Vídeo – Unespar/FAP).

Inscreva-se no site do Cinelatino bit.ly/cinelatinoprogramacao para receber o link do filme. O acesso será liberado somente para as(os) primeiras(os) 200 inscritas(os).

A exibição é fruto da parceria entre Cineclube Cinelatino e Taturana

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.