Antes de tudo, é um clássico. Já foi o modelo mais vendido do país. É o único com design em formato de besouro. Um pedido presidencial o levou de volta à linha de produção nos anos 1990. Trata-se do Fusca, um dos veículos mais amados pelos brasileiros.
LEIA TAMBÉM:
Cinco arraiás em Foz do Iguaçu neste fim de semana com arte e sabores típicos juninos
Confira a agenda cultural para o fim de semana em Foz e divirta-se
Para celebrar o dia mundial do Fuscão, que cai anualmente em 22 de junho, o grupo Antigos Foz do Iguaçu promove exposição neste domingo, 25, das 14h às 20h, no estacionamento do Shopping Catuaí Palladium. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Serão dezenas de modelos de Fusca, entre outros carros antigos expostos – em média, as edições reúnem de 50 a 60 veículos. Além de contemplar a fuscarada vintage, original ou personalizada, o evento é um encontro de histórias das pessoas com o “besouro”.
Os encontros acontecem duas vezes ao ano em Foz do Iguaçu, em janeiro e junho, alusivos aos dias nacional e mundial do carro histórico da Volkswagen. Neste domingo, o evento comemora a assinatura de Ferdinand Porsche para a construção desse ícone mundial.
“Nosso grupo reúne uma diversidade de Fuscas, como o da segurança da Itaipu, temáticos e modelos de muitos anos atrás”, relata Francisco de Lima Filho. Mais conhecido como “Pimpão”, ele preside o Antigos Foz do Iguaçu.
Esse grupo engloba colecionadores de carros, entre eles o Fusca. “Os carros estão ligados a várias histórias e diversas procedências”, explica “Pimpão”, que conta já ter tentado fazer um levantamento do número de Fuscas em Foz do Iguaçu.
As exposições do Antigos Foz do Iguaçu já chegaram a reunir cem Fuscões, informa o presidente. O grupo existe desde 2017, aliando amor ao Fusca, trocas e resgates de histórias de vida e solidariedade. O visitante pode doar roupas, agasalhos e alimentos, que irão beneficiar pessoas carentes.
Ícone mundial, paixão nacional
O Fusca foi projetado pelo austríaco Ferdinand Porsche, que desenvolveu o projeto em sua garagem. O objetivo era ter um modelo resistente e econômico, e a fabricação começou na década de 1930. Estimativas apontam a construção de 21 milhões de unidades no mundo.
O Fusca virou paixão nacional no Brasil, com mais de três milhões de carros fabricados, sendo o terceiro país com o maior número de exemplares. A produção começou em 20 de janeiro de 1959, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.
A produção de Fusca no Brasil foi encerrada em 1986. Ela foi recomeçada depois, por mais três anos, de 1993 a 1996, com a iniciativa do “Fusca do Itamar”, alusão ao ex-presidente da República que intercedeu junto à fábrica para a retomada do modelo.
Dia Mundial do Fusca | Foz do Iguaçu
Data: 25 de junho (domingo), das 14h às 20h
Local: Shopping Catuaí Palladium, na Avenida das Cataratas
Entrada: gratuita
A doação de roupas, agasalhos e alimentos é opcional.
Comentários estão fechados.