Unila, grande investimento e importância para a cidade

É evidente que a Unila representa também uma transformação radical nas sociedades latino-americanas.

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Sem sombra de dúvida, o maior investimento realizado na cidade, nos últimos anos, foi de parte do governo federal quando da criação, instalação e funcionamento da nossa Unila. O fato de termos uma universidade federal em nossa cidade, com grande aporte de recursos orçamentários, gerador de muitas e boas vagas para trabalhadores qualificados, tudo isso sinaliza o avanço que Foz do Iguaçu está construindo.  

Agora mesmo, a eleição pela comunidade universitária da professora Diana Araújo para exercer o cargo de reitora dá um novo enfoque importante para a nossa universidade. É a primeira mulher eleita, professora na área de literatura latino-americana, poeta e romancista, que tem seus próprios planos para a universidade. 

Apresenta como problemas existentes o pagamento de altos aluguéis para o funcionamento pleno da universidade, que tem também altos índices de evasão escolar, dificuldades para contratação e manutenção de um bom corpo docente – e, finalmente, não menos importante, a criação de mais cursos. 

As suas prioridades estão postas, inicialmente na conclusão do prédio da universidade. Em entendimentos mantidos com a Itaipu Binacional, estão sendo estudados os orçamentos para a conclusão do prédio da Unila, que deverá sofrer uma adequação, com redução substancial de custos para então a obra ser retomada. 

De outra forma, a questão da maior participação dos países latino- americanos na frequência dos cursos que são ofertados deve ter início com a aproximação da universidade com as cidades fronteiriças de Puerto Iguazú, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai. Esse é um ponto fundamental que possibilita atender às necessidades próprias dessas cidades fronteiriças, executando planos e projetos e ampliando o acesso aos cursos para, com essa atitude, possibilitar maior envolvimento com os demais países latino-americanos. 

É evidente que a Unila representa também uma transformação radical nas sociedades latino-americanas, tanto agora no presente como, de uma forma muito especial, no futuro à medida que estaremos qualificando melhor as lideranças e, por meio delas, realizando as mudanças necessárias às nossas sociedades. 

Todo o apoio à Unila possibilitando uma boa gestão para a nova reitora e que ela possa realizar os sonhos e promessas de campanha.  

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.