Preparando-se para receber turistas

Professor e sociólogo José Afonso de Oliveira fala sobre a preparação para receber turistas em Foz.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Agora, com a aproximação do final de ano e do verão, temos de estar muito bem-preparados para recebermos os nossos turistas que aqui estarão presentes com a única finalidade de conhecer os encantos de nossa cidade.

Assim, pessoas competentes encontradas em nossas universidades e associações profissionais poderiam ser chamadas para prepararem cursos específicos e pontuais visando ao melhor atendimento possível a todos os que nos visitarem. Lembrando aqui que a melhor propaganda quem faz é exatamente o turista que nos visita. E hoje, utilizando as redes sociais, de imediato isso é comentado, tanto positiva quanto negativamente.

Penso que a Associação Comercial de Foz do Iguaçu – ACIFI – seria a entidade que poderia assumir a coordenação de todo esse trabalho exatamente agora que o poder municipal está passando por uma transição de troca de poder.

Reuniões com os agentes de turismo da cidade, órgãos públicos federais, estaduais e municipais para que sejam traçadas metas de entrada de turistas e de todo o atendimento que será oferecido. Sem dúvida, temos muitos recursos disponíveis para serem devidamente utilizados com vistas às melhorias que se fazem necessárias neste momento.

Todo esse trabalho servirá também como uma espécie de teste para prosseguimentos, de sorte a termos, em futuro relativamente próximo, um grande afluxo de visitantes durante todo o ano e não mais sazonalmente.

Pensar em como algumas instituições vão participar de todo esse projeto – por exemplo, a rodoviária, o aeroporto, o Hospital Municipal, os supermercados, os bares e restaurantes, enfim, todos aqueles organismos que, direta ou indiretamente, estão na cidade e devem ter como um dos seus objetivos o melhor atendimento aos nossos turistas.

A participação da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal é de grande importância para que os turistas possam sentir um clima de segurança e um atendimento exemplar, quando necessário.

O serviço de transportes coletivo também tem de estar presente, pois ele é fundamental em toda essa nova estratégia.

E que venham muitos turistas e se sintam muito bem-atendidos.


José Afonso de Oliveira é sociólogo em Foz do Iguaçu.


Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.


Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.