Futuro de Foz depende de planejamento urbano competente

Professor Afonso alerta que cidade precisa resolver os problemas decorrentes do crescimento desordenado.

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

A cidade de Foz do Iguaçu cresceu muito, de forma rápida e sem o planejamento adequado. Agora, continuamos crescendo, mas começam a surgir problemas que exigem estudos detalhados, ou seja, um planejamento de seu crescimento e ocupação de seu espaço territorial.

Por exemplo, no tocante a sua mobilidade, há necessidade premente de estudar-se e propor alternativas, caso contrário o caos no sistema de nossas vias públicas só tende a piorar – e, para tanto, é preciso muito estudo, planejamento competente.

Como temos cursos de Engenharia e Arquitetura, que são fundamentais para o planejamento urbano de nossa cidade, podemos então pensar na criação de uma entidade público-privada para viabilizar estudos e análises da nossa realidade e apresentar projetos de execução de atividades que visem às melhorias necessárias.

Devemos levar em consideração as possibilidades de expansão do adensamento urbano, as novas ocupações para o desenvolvimento do turismo, as opções de ampliação de serviços nas áreas sociais, notadamente nos setores de saúde e educação.

Mas pensar também no entorno da nossa cidade com a reserva do Parque Nacional do Iguaçu, como ele pode ser mais bem integrado ao nosso espaço urbano, qual é a sua melhor utilização, quais são os benefícios para toda a população da cidade.

Assim, podemos e devemos contemplar a natureza na qual a cidade está inserida, objetivando uma maior aproximação com a natureza e criando para isso locais de lazer e de prática de esportes.

Com determinada periodicidade, que pode ser anual, bianual ou outra, seria apresentado um plano de reestruturação urbana para ser submetido à apreciação da sociedade e, posteriormente, votado pela Câmara Municipal e colocado em prática pela prefeitura.

Tudo isso visando a dotar Foz do Iguaçu de todos os instrumentos técnico-científicos disponíveis para nortear o seu presente e, mais ainda, o seu futuro dentro das mudanças que estão agora ocorrendo mundo afora. Será uma nova cidade, mais acolhedora, onde possamos viver muito melhor.

José Afonso de Oliveira é sociólogo em Foz do Iguaçu.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.