Foz do Iguaçu incrustrada na natureza

José Afonso de Oliveira, sociólogo, fala sobre a natureza em Foz do Iguaçu.

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Foz do Iguaçu é uma bela cidade incrustrada na natureza. Tem em seu espaço territorial a maior reserva de Mata Atlântica no Parque Nacional do Iguaçu, cuja entrada está exatamente localizada em nossa cidade. De outra forma, também está ladeada pelas reservas nativas e lago de Itaipu, proporcionando-nos um lindo cenário natural.

Algumas de suas avenidas, como a Pedro Basso e a Paraná, formam verdadeiros túneis de um arvoredo exuberante, dando uma visão única, inexistente em outras cidades.

Praticamente todas as suas ruas são muito bem arborizadas, combinando com residências com lindos e muito bem cuidados jardins.

Nestes tempos em que o mundo assiste às mudanças climáticas com gravíssimas consequências, conforme estamos vendo Brasil afora, com enchentes e queimadas devastadoras, a nossa cidade tem um grande cuidado com a natureza, pois estamos dentro dela.

As barrancas do Rio Paraná podem ser transformadas em grandes espaços de lazer, com uma avenida costeando essa área que vai da hidrelétrica de Itaipu até o Marco das Três Fronteiras e que pode também ser dinamizada com um sistema de navegação atendendo aos interesses turísticos tanto do Brasil quanto do Paraguai.

Esse projeto é um grande incentivador de ocupação de mão de obra que se encontra ociosa e pode realmente ser devidamente integrada à nossa sociedade. São vários empregos de manutenção, limpeza e conservação das vias públicas, ruas e logradouros, que devem ser muito bem cuidados.

Além disso, o Colégio Estadual Monsenhor Guilherme, um dos marcos educacionais da nossa cidade, pode ser transformado em um local de ensino especializado na área ambiental. Localizado às margens do Rio Paraná, é, desde muito tempo, um referencial educacional da cidade e agora ocuparia uma nova função, formando jovens e adultos para uma área em expansão na cidade e fora dela, a qual diz respeito à educação ambiental.

Vamos discutir essas questões, mas com mãos à obra para as suas realizações, que vão ajudar muito no desenvolvimento de nossa cidade como sendo um novo marco referencial.


José Afonso de Oliveira é sociólogo em Foz do Iguaçu.


Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.