Foz do Iguaçu do presente para o futuro

Leia a opinião de José Afonso de Oliveira, sobre os investimentos que movimentam a economia iguaçuense.

Prof. José Afonso de Oliveira | OPINIÃO

Vive Foz do Iguaçu um presente com grandes e importantes obras estruturais, como a duplicação da Rodovia das Cataratas, que vai beneficiar enormemente os hotéis existentes nela e o acesso dos turistas ao Parque Nacional do Iguaçu.

Nessa mesma região, temos igualmente a construção de acessos para a ponte de ligação com o Paraguai, já existente, mas sem condições de uso por falta exatamente de acessos, tanto no Brasil quanto no Paraguai. Obra muito importante para desviar os caminhões, com suas respectivas toneladas, do centro da cidade para a sua periferia, por meio da Perimetral Leste com a ligação à BR-277.

Os estudos adiantados para a federalização do nosso Hospital Municipal, o que vai viabilizar que a sua administração seja entregue ao curso de Medicina da Unila e, muito mais do que isso, o avanço no estudo e tratamento de várias doenças, possibilitando um atendimento muito melhor para a população da cidade e do seu entorno, assim como também para as populações vizinhas da Argentina e do Paraguai.

A entrada já em funcionamento do Medical Center, referência em cirurgias de várias especialidades, notadamente na área de plástica, possibilitando uma alta tecnologia e excelente atendimento para todos os que possam necessitar. Mais do que isso, o incremento do chamado turismo da saúde, que abre grandes perspectivas para a cidade e região.

A melhoria e reconstrução de uma das grandes artérias da cidade, a Avenida JK, com suas galerias de águas pluviais, acesso para pedestres, bicicletas e motos, com canaletas exclusivas, o que vai desafogar e normalizar o trânsito da cidade até a Ponte da Amizade com o Paraguai.

Mas talvez a obra mais significativa seja a conclusão do prédio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a nossa Unila, que já tem pronta toda a sua infraestrutura, faltando ainda os finalmentes no prédio para o seu pleno funcionamento.

Essa obra, a última de Oscar Niemeyer, representa a modernidade arquitetônica na sua transformação atual, sinalizando a ideia básica da integração latino-americana como fator decisivo para a nossa existência no amanhã, que já está chegando e no qual teremos um papel decisivo de expansão do conhecimento.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.