Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO
No mundo em que estamos vivendo, a educação passou a ter uma enorme importância por ser capaz de modificar as pessoas, visando à construção de um futuro que já se vislumbra. Os pais são capazes de investir tudo o que possam ter para, por meio da educação, garantir o melhor futuro possível a seus filhos.
Como estamos agora vivendo na chamada sociedade do conhecimento, em que esta passa a ter um valor enorme, a educação é o caminho para a construção de uma nova sociedade que todos queremos.
Para realizar essa nova sociedade é essencial construirmos uma escola de tempo integral para as nossas crianças e jovens. Com um horário iniciando as suas atividades logo pela manhã e tendo o seu término ao final da tarde. Esse período ampliado não significa que todo ele será trabalhado com aulas, mas sim com uma interação entre aulas teóricas e trabalhos concretos, além da introdução de aulas em laboratórios.
Toda essa prática diária seria trabalhada pelos alunos, aos quais seriam apresentadas determinadas situações problemáticas, e eles buscariam os resultados na construção de projetos escolares.
Todo esse trabalho teria a participação de todos os professores, estudantes, pessoas da comunidade externa e pais – que, em conjunto, criariam semestralmente o elenco de atividades a ser desenvolvidas na escola.
Essa seria uma escola diferenciada, apropriada para os tempos em que estamos vivendo, sendo inicialmente um modelo para depois ir estendendo-se a todas as demais escolas, de acordo com uma previsão de tempo, alocação de recursos, mas que seria uma inovação fundamental em todo o processo educacional.
Se desejamos uma nova sociedade, temos de começar a construí-la agora, para ser capaz de assimilar as inovações científico-tecnológicas que já estão existindo, avançando para o uso educacional de todas as crianças e adolescentes.
José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.
Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.
Comentários estão fechados.