Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO
O que observamos em geral é que, quando do início e funcionamento de uma faculdade de medicina, isso traz uma grande transformação na cidade com abertura de laboratórios, institutos especializados etc. Foz do Iguaçu não é exceção.
Temos hoje um grande e bom hospital municipal, que presta atendimento a todos os cidadãos da cidade, dos países vizinhos e habitantes na região lindeira do lago de Itaipu. Tudo isso gratuitamente, pois se trata de um hospital público e gratuito.
A rede de saúde de Foz do Iguaçu é composta por postos de saúde espalhados por vários bairros da cidade, unidades de pronto atendimento e hospitais privados e público.
Além disso, podemos também considerar o excelente serviço prestado pelo SIATE e SAMU no transporte e atendimento de emergência para todos os nossos cidadãos.
É preciso entender que a saúde é absolutamente fundamental para o bom desenvolvimento de uma cidade. Quando todos os seus moradores têm esse atendimento, tudo concorre para uma vida saudável, altamente produtiva e que gera felicidade para todos indistintamente.
A saúde hoje é um bem coletivo que propicia a melhoria e manutenção de uma boa qualidade de vida. Quer para os nossos trabalhadores, empregados, as mulheres no comando das casas, as crianças, jovens, adultos e idosos, enfim, todos temos necessidades no âmbito da saúde que devem ser atendidas com a máxima rapidez e eficiência.
Era comum até alguns anos atrás falar que o melhor hospital de Foz do Iguaçu era o avião que levaria os doentes para centros mais bem equipados e com boas equipes médicas. Hoje isso já está, felizmente, superado, e temos uma boa estrutura de atendimento no município que atende às demandas necessárias com a devida rapidez das emergências.
José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.
Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.
Comentários estão fechados.