Construindo o Futuro

Estamos construindo o futuro de nossa Foz do Iguaçu.

Prof. José Afonso de Oliveira  – OPINIÃO

Estamos construindo o futuro de nossa Foz do Iguaçu. A rodovia federal, a segunda em menor extensão do país, que liga a cidade ao Parque Nacional do Iguaçu está em obras para a construção da segunda pista o que vai melhorar, em muito, o fluxo de trânsito para o nosso aeroporto e para o acesso ao principal ponto turístico da cidade, o Parque Nacional do Iguaçu. 

Também está sendo construída a Perimetral Leste que via possibilitar diminui ou mesmo eliminar o trânsito de caminhões na cidade, procedentes da Argentina. Com ela teremos igualmente um acesso muito melhor para visitarmos Puerto Iguazu, na Argentina. 

O término das obras da nossa UNILA que estão sendo estudado e prometido pela Itaipu Binacional, consolida esse importante polo universitário de caráter internacional em nossa cidade. 

A ativação do Mercado Municipal, estando a ora completamente concluída é de vital importância para a nossa cidade, permitindo um maior e melhor desenvolvimento de nossa agricultura familiar, empregando considerável número de trabalhadores da cidade. 

A possibilidade da transferência do Hospital Municipal para a UNILA com a finalidade de se transformar em hospital escola, atendendo aos interesses do curso de medicina é algo a ser pensado pois que representa uma significativa melhoria no nosso setor de saúde do município. Isso vai também transformar o Hospital Municipal em referência para atendimento de saúde, para Ciudad del Este, no Paraguai, Puerto Iguazu, na Argentina além do entorno da nossa cidade na região do Oeste do Paraná. 

A melhoria do transporte coletivo na cidade com ônibus novos e em maior número possibilitando, dessa forma, melhores condições para todos e devem ainda ser criadas novas linhas, novas alternativas com a finalidade de desafogar o trânsito na cidade. 

Mas é bom pensarmos também em executar planos habitacionais em função do elevado número de cidadãos vivendo em situações muito degradantes em nossas favelas. Para tanto é preciso criar projetos e pressionar os bancos, públicos e privados para que possam abrir linhas de crédito atendendo à essas necessidades. 

Temos que criar um grande centro de educação, envolvendo os entes, públicos e privados, com a finalidade de trabalharmos em projetos de alta tecnologia ligada aos setores educacionais de sorte a, rapidamente, podermos superar o atraso em que nos encontramos, oriundo também de falta de inovação nesse setor. 

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Luiz Diz

    Uma visão muito boa de Foz do Iguaçu. É preciso melhorar sem dúvida a infraestrutura da cidade que está acontecendo de forma gradativa. O transporte coletivo deve ser melhorado e muito. Os lixos jogados em lotes baldios deixam a cidade muito feia e por isto convivemos todos os anos com o surto da dengue. Temos muito a fazer tanto o poder público como a população, para de fato sermos uma boa cidade turística.

Comentários estão fechados.