Colégio Estadual Bartolomeu Mitre

Sociólogo José Afonso de Oliveira fala sobre a mudança no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Esse é um dos colégios mais antigos de Foz do Iguaçu. Seu nome homenageia o general argentino que esteve à frente da Tríplice Aliança no início da Guerra do Paraguai.

Agora, da noite para o dia, o colégio simplesmente se transformou em cívico-militar* e passou a adotar essa nova nomenclatura [Nota da redação: 5.º Colégio da Polícia Militar]. Ninguém foi convidado para essa transformação, que afeta, profundamente, a cultura social de nossa cidade.

* Errata: diferentemente da citação inicial do autor do texto, o colégio não adotou o modelo cívico-militar. A instituição foi transformada pelo Governo do Paraná em 5.º Colégio da Polícia Militar.

Portanto, retornar a nomenclatura oficial e tradicional é um dever de profundo respeito por esta cidade e por seus habitantes.

Temos gerações enormes de antigos alunos que estudaram nesse colégio, o qual, agora, simplesmente não existe mais, pois o que existe não tem nada a ver como o passado do Mitre, como é designado pela população da cidade.

Vamos fazer do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre o que ele já foi em passado memorável, um colégio formador de bons cidadãos e excelentes profissionais em diversos segmentos de nossa sociedade.

Hoje, mais do que nunca, é preciso preservar tudo aquilo que se refere ao passado educacional de uma sociedade, porque é nele que foram forjados os homens e as mulheres que moldaram a sociedade atual – a qual, daqui para frente, constituirá a nova sociedade que todos desejamos.

Dotar esse colégio de uma estrutura educacional que possibilite o uso intensivo em sala de aula e fora dele de todos os equipamentos tecnológicos de informática já no mercado e disponíveis.

Sem isso, a nossa educação fica amarrada a um passado e, pior, não avança. A informática hoje é um instrumental amplamente utilizado em todos os setores e também deve ocorrer o mesmo em nossos colégios. Os alunos vão aprender a utilizar equipamentos de informática para a sua aprendizagem.

Essa experiência, necessária e útil, pode começar a ser feita em nossa cidade exatamente pelo Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, pensando em não simplesmente colocar equipamentos de computação nas escolas, pois esses existem na casa dos alunos e por todo lado.

Mas ensinar o seu melhor e bom uso para que tenhamos o avanço do conhecimento, da ciência e da tecnologia, tão necessários às sociedades atuais.


José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.


Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.