Virada ODS, Território vizinho, Mais vagas e Prêmio de ciência

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, 26 de junho de 2024

‘Virada ODS’
A Prefeitura de Maringá promove a primeira edição da ‘Virada ODS’ nos dias 13 e 14 de julho. O evento, que tem apoio da Prefeitura de São Paulo, propõe ações de conscientização e participação para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A programação contará com palestras, encontros e diversas atividades para a população.

Intenção de consumo
O índice de Intenção de Consumo das Famílias continua caindo no Paraná. O indicador da CNC e Fecomércio PR teve nova redução em junho, ao sair dos 95,7 pontos em maio para 93,3 pontos em junho, o que corresponde a uma retração de 2,5%. O ICF paranaense vem apresentando sucessivas quedas desde fevereiro de 2024 e na variação anual sofreu contenção de 8,4%.

Cuidados paliativos
Está tramitando na Câmara dos Deputados a proposta da deputada Luísa Canziani (PSD) que trata sobre a adoção dos cuidados paliativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A autora da proposta destacou que grande parte da população morre em consequência de doenças crônicas e, por isso, precisa dos cuidados paliativos. Ela salientou que eles não têm relação com a eutanásia, e acrescentou que um dos objetivos é dar mais transparência ao tratamento médico, preservando também a qualidade de vida tanto do paciente quanto de sua família.

Cidadão Honorário
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, vai receber o título de Cidadão Honorário do Paraná, na Assembleia Legislativa. A entrega aconteceu na segunda-feira (24). A proposta do título foi do primeiro-secretário da casa, deputado Alexandre Curi e do deputado Alexandre Amaro.

“Acordo”
O líder da oposição na Câmara, Filipe Barros (PL-PR), afirmou em Brasília que pretende acionar o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja investigado o acordo judicial feito pelo Banco do Brasil no valor de R$ 600 milhões em setembro do ano passado. De acordo com o noticiado, o Banco do Brasil topou pagar uma multa multimilionária a um conglomerado de empresas.

Território vizinho
Com o erro de medição identificado por um morador de Guaratuba, no litoral do Estado, e revisão do Instituto Água e Terra do Paraná, partir de 2025, o Paraná perderá para Santa Catarina uma área 490 hectares, até então, de solo paranaense, vão passar a ser de domínio de Santa Catarina. Na prática, o Paraná vai perder 0,002% do território.

Conflitos
Os conflitos agrários que estão ocorrendo na Bolívia e afetando a vida de brasileiros que moram no país estão preocupando o deputado federal Beto Preto (PSD). Ele reuniu-se com o embaixador do país vizinho no Brasil, Horacio Villegas Pardo, para alertar as autoridades bolivianas sobre os impactos dos conflitos sobre brasileiros que vivem lá.

Economia paranaense
O Ipardes e a Faciap firmaram um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer cooperação técnica para o desenvolvimento de estudos e dados sobre a economia paranaense. A vigência do termo é de cinco anos. O acordo prevê a utilização da base de dados do Estado do Paraná (BDE/WEB) para a realização de estudos econômicos e o intercâmbio de informações.

Nelsi Welter
A frente de partidos formada pelo PT, PV, PSOL, PCdoB, REDE e PSB lançou a pré-candidatura da professora Nelsi Welter (PT) a prefeita de Toledo. “Vamos construir um projeto de cidade verdadeiramente democrático e inclusivo. Na coletividade podemos almejar a mudança de Toledo”, disse Nelsi.

Mais vagas
A UEPG abre mais 105 vagas para 12 cursos de graduação. Os cursos são: Administração com ênfase em Comércio Exterior; Agronomia; Bacharelado em Educação Física; Licenciatura em Educação Física; Enfermagem, Licenciatura em Artes Visuais; Bacharelado em Ciências Biológicas; Engenharia Civil; Engenharia de Computação; Engenharia de Software; Farmácia; e Zootecnia. O curso de Medicina ampliou em 10 vagas sua oferta.

Prêmio de ciência
O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia está com inscrições abertas para professores que atuam com pesquisa e extensão universitária. Nesta 37ª edição, os trabalhos devem ser voltados para as áreas das engenharias e ciências biológicas. São cinco categorias em cada área totalizando 10 prêmios com valores que chegam a R$ 36,4 mil. O prazo para submissão dos trabalhos segue até 11 de julho, de forma gratuita e exclusiva pela internet.

Prioridades
O advogado Antônio de Rueda assumiu, no início deste mês, como presidente-executivo nacional do União Brasil. O deputado federal Felipe Francischini continua na presidência da Estadual do partido. De acordo com especulações políticas, no Paraná a legenda terá cinco prioridades entre as sete cidades com segundo turno: Curitiba, com Ney Leprevost; em Londrina, com Jairo Tamura; Maringá, com Do Carmo; Ponta Grossa, com Elizabeth Schmidt e São José dos Pinhais, com Geraldo Mendes.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.