Turismo
Turismo no Paraná segue em alta. Entre os cinco principais portões de entrada de turistas estrangeiros no País, o Paraná teve a segunda maior variação na chegada destes viajantes no primeiro semestre de 2024. Os dados podem ser consultados no site da Embratur. Chegaram no Paraná 507.560 turistas internacionais entre os meses de janeiro e junho de 2024, contra 403.504 no mesmo período do ano passado.
Festival Beer & Beef
O Festival Beer & Beef, que reúne os melhores cervejeiros, churrasqueiros e bandas musicais de rock’n roll de Londrina e região, vai acontecer nos dias 05 a 08 a 15 de setembro, no estacionamento do Catuaí Shopping Londrina. São esperadas cerca de 30 mil pessoas nos sete dias de evento. O Beer & Beef é um evento para toda a família, por isso, um espaço kids também estará disponível para quem quiser aproveitar o festival com as crianças. A entrada no evento é gratuita.
Primeira-dama
A primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone está internada no Hospital São Marcelino Champagnat. Segundo mensagem do prefeito Rafael Greca (PSD) nas redes sociais, nesta sexta-feira (16), o estado de saúde dela é grave. Até o fechamento desta coluna, Greca não havia informado o motivo da esposa estar internada.
Ideb
Serranópolis do Iguaçu, no extremo-oeste, tem o maior Ideb do Paraná: com 8,9 de nota. Na região oeste se destacam ainda Mercedes (8,0), Santa Terezinha de Itaipu ( 7,8), Matelândia (7,5), Ramilândia (7,5), Foz do Iguaçu (7,4) e Tupãssi (7,4).
Maior Ideb
Entre as cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes, as 12 melhores ranqueadas no Ideb são: Foz do Iguaçu (7,4), Indaiatuba (SP) – 7,3; Maringá (7,2); Jundiaí (SP), com 7,1; Joinville (SC) e Limeira (SP), com 7,0; Londrina e Franca (SP), 6,9; Cascavel e São José dos Campos (SP), com 6,8; São Bernardo dos Campos (SP), 6,7; e Blumenau (SC), 6,6.
Ideb III
Nas 20 maiores cidades do Paraná com mais de 118 mil habitantes, Foz do Iguaçu está na frente de Maringá (7,2), Londrina (6,9), Campo Largo (6,9), Cascavel (6,8), Toledo (6,8), Ponta Grossa (6,5), Curitiba (6,3), Guarapuava (6,3), Pinhais (6,3), Fazenda Rio Grande (6,1), São José dos Pinhais (5,9), Araucária (5,8), Colombo (5,8), Sarandi (5,7), Paranaguá (5,5), Piraquara (5,3), Almirante Tamandaré (5,2), Arapongas (4,9). E atrás apenas de Apucarana (7,6), cidade do Noroeste do Paraná, com 130.134 moradores, ou seja, Foz do Iguaçu tem a maior entre as cidades paranaenses com mais de 130 mil habitantes.
Banco de Dados
O secretário Santin Roveda (Justiça e Cidadania) destaca o projeto piloto desenvolvido em parceria com as secretarias de Inovação e de Saúde e o TJ-PR no Hospital do Trabalhador em Curitiba. “Todas as que nascem na maternidade do hospital, assim que saem da sala de parto são levadas para coletar impressões digitais. Este é um projeto, um banco de dados, que será levado às maternidades do Paraná para evitar o sequestro de crianças e o tráfico de pessoas. O Instituto de Identificação também vai agilizar os documentos para os recém nascidos. Em trabalho com a Secretaria de Segurança e as empresas de telefonia, poderemos em breve disparar alarmes nos celulares comunicando o desaparecimento de crianças”,.
Prêmio Lúcio Costa
Curitiba venceu a 9ª Edição do Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação pelo seu programa de Mobilidade Sustentável. O prêmio, da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, destaca iniciativas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento urbano. O prêmio será entregue em 6 de novembro em Brasília. “Sabemos que somos o bem que fazemos. Curitiba precisa olhar para o futuro, para a cidade que vamos entregar para as novas gerações. O prêmio atesta que estamos no caminho certo, em investir em um transporte público sem emissões e mais eficiente. É um dos grandes legados da gestão, com ônibus elétricos e grandes projetos estruturantes”, diz o prefeito Rafael Greca (PSD).
Jazida
Na próxima semana, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) e o prefeito Paulinho Branco (PSB) e representantes do Grupo Diamante vão se reunir com o governador Ratinho Júnior (PSD) no Palácio Iguaçu e anunciam um investimento de US$ 500 milhões na exploração de uma jazida de carvão em Sapopema. Segundo o deputado, a jazida tem capacidade de produzir 500 mil toneladas de fertilizantes. O projeto tem apoio dos chineses.
Em campanha
Desde esta sexta-feira (16) começou a campanha das eleições de outubro, liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha vai até a véspera da votação em 6 de outubro (primeiro turno). Podem ser distribuídos santinhos, e permitidos comícios, caminhadas, carreatas e uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais. Os candidatos podem lançar seus sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagem, embora seja proibida a contratação de disparos em massa.
PEC da Anistia
O Senado Federal aprovou a PEC da Anistia livrando os partidos políticos de multas por descumprimento de repasses mínimos para candidaturas negras e cria um perdão amplo para outras irregularidades em prestações de contas eleitorais. Dos três senadores paranaenses, Sérgio Moro (União Brasil) votou a favor da medida. Flávio Arns (PSB) e Oriovisto Guimarães (Podemos) votaram contra.
Lista suja
O TCU entregou à Justiça Eleitoral uma lista com os nomes de 9,7 mil pessoas com contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. Com base nas informações, os juízes eleitorais poderão analisar se candidatos que estão entre os citados na lista poderão concorrer às eleições de outubro. O levantamento envolve agentes públicos que tiveram as contas de gestão consideradas irregulares pelo tribunal de contas. A irregularidade é uma das causas de inelegibilidade e pode barrar quem pretende participar do pleito.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Comentários estão fechados.