Plano Cooperativo, Bandeira Verde, Bicudinho e Forte no Sul

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, 31 de julho de 2024.

Plano Cooperativo
Governo do Paraná e Sistema Ocepar lançaram o novo ciclo do Plano Paraná Cooperativo (PRC), com previsão de faturamento de R$ 500 bilhões até 2030, e a assinatura de um protocolo de intenções entre o setor produtivo e o Estado para preservação ambiental. O sistema envolve 3,5 milhões de cooperados e 139 mil trabalhadores. “O objetivo deste novo ciclo é o desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense, com 12 grandes estratégias e 28 projetos em diferentes áreas”, detalhou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Bandeira Verde
 A Aneel anunciou a bandeira tarifária verde para o mês de agosto. Segundo a agência, a decisão ocorreu em função de condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país, como volume de chuvas na região sul. Em junho as contas tiveram acréscimo, devido a bandeira tarifária amarela.

Bicudinho
Dos brejos do litoral paranaense, em Guaratuba, para o mundo. A operação gigantesca para salvar uma pequenina e delicada ave da extinção conquistou os jurados de dois dos principais festivais de cinema de natureza do mundo. O documentário “O Bicudinho-do-brejo”, de Gabriel Marchi, foi campeão da categoria de filme para redes sociais no Frome International Climate Film Festival, da Inglaterra, e foi selecionado em outros dois festivais do circuito europeu. A obra destaca as belezas da Mata Atlântica do Paraná e a importância da pesquisa científica para salvar espécies ameaçadas de extinção como o bicudinho-do-brejo.

Desistência
A advogada e empresária Fernanda Dallagnol (Novo), mulher do ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo), não vai disputar as eleições de outubro em Curitiba. Em comunicado, o partido revelou que Fernanda continuará envolvida nas atividades políticas e agora lidera o Novo Mulher, com planos voltados para as eleições de 2026.

Lunitti
Neste sábado (27), Beto Lunitti (PSD), atual prefeito, foi confirmado candidato à reeleição para a prefeitura de Toledo.  A chapa é composta por Lunitti e Ademar Dorfschmidt (PL), que concorre ao cargo de vice-prefeito. A coligação inclui ainda o MDB, União Brasil e Podemos.

Pronasci
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) confirmou nesta segunda-feira, 29, que Foz do Iguaçu está entre as 30 cidades selecionadas pelo Ministério da Justiça no Novo PAC Seleções para receber um Centro Comunitário pela Vida (Convive) que será construído próxima à creche Professora Viviane Jara e aos residenciais Angatuba e Boicy. O investimento é de R$ 15,3 milhões.

Pronasci II
“Foz do Iguaçu é a única cidade paranaense selecionada para receber esta estrutura que terá um complexo esportivo e educacional, além de atendimento à mulher, ao jovem e ao consumidor e serviços de assistência social e médica”, disse Chico Brasileiro. “Será um centro comunitário multidisciplinar para melhorar a qualidade, promover a convivência cidadã e oferecer oportunidades, principalmente aos jovens”, completou.

Lula lá
Lula (PT) lidera os cinco cenários à presidente levantados pelo instituto Paraná Pesquisas desta segunda-feira (29). Lula está na frente de Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil). Foram entrevistados 2.026 pessoas entre os dias 18 e 22 de julho. A margem de erro é de 2,2% e o nível de confiança é de 95%.

Dois cenários
O primeiro cenário apresenta Lula, Jair Bolsonaro – inelegível até 2030 –, Ciro Gomes, Ronaldo Caiado (União Brasil), Eduardo Leite e Helder Barbalho (MDB). Nele, Lula tem 38,3%, Bolsonaro (36,9, Ciro Gomes (7,9%), Ronaldo Caiado (3,%), Eduardo Leite (1,9%) e Helder Barbalho (0,5%). Já em um cenário  com Michelle Bolsonaro, Lula aparece em primeiro com 38,7% ante 30,3% da ex-primeira-dama. Ciro Gomes tem 9,1%, Caiado, 4,5%, Leite, 2,3% e Helder Barbalho, 0,6%.

Três cenários
No terceiro cenário, com o governador Tarcísio de Freitas, Lula tem 38,9%, enquanto Tarcísio tem 24,4%. Em seguida, Ciro Gomes, com 11,8%, Ronaldo Caiado, com 4,0%, Eduardo Leite, com 2,7%, e Helder Barbalho, com 0,6%. Com Ratinho Junior, Lula tem 39%, Ratinho Junior (14,2%), Ciro Gomes (12,4%), Caiado (7,5%), Eduardo Leite (3,3%) e Helder Barbalho (0,7%). Com o Zema, Lula tem 38,8%, Ciro Gomes (13,3%), Zema (13,1%), Caiado (6,7%), Eduardo Leite (3,5%) e Helder Barbalho (0,8%).

Forte no Sul
Se depender da região Sul, Ratinho Júnior aparece com 33,7% à frente de Lula (23,4%), Ciro Gomes (7,3%), Eduardo Leite (5,3%), Ronaldo Caiado (4,6%) e Helder Barbalho (1%).

Ney e Rosangela
O deputado Ney Leprevost (União) anunciou a deputada Rosângela Moro (União) como vice na chapa que disputará a prefeitura de Curitiba em outubro. O movimento fortalece o nome do senador Sérgio Moro (União) ao governo do Estado em 2026 e deve mexer no tabuleiro que já tem Alexandre Curi (PSD), Rafael Greca (PSD), Enio Verri (PT), Requião Filho (PT) e Arilson Chiorato (PT).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.