Paraná-Paraguai, Recontando, Mulher no TJ e Iguassu Inova

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, 13 de novembro de 2024.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

Paraná-Paraguai
O vice-governador Darci Piana (PSD) destacou que o Paraguai é um dos principais parceiros comerciais do Paraná. Em 2023, foram US$ 619,2 milhões em exportação e US$ 553,4 milhões em importação. “As pontes  da Amizade e da Integração e essa potência energética que é Itaipu Binacional, inaugurada há exatos 40 anos, fortalecem ainda mais esses laços. Uma relação que abrange diversos setores além da infraestrutura e da energia, como agricultura, indústria, comércio e tecnologia”, disse Piana na Expo Trade Paraguai.

Atenção!
Já o Conselho Estadual das Cidades alerta aos prefeitos que as conferências municipais precisam ser convocadas até 15 de abril e os encontros até 30 de abril de 2025. A atividade dos conselhos municipais está entre os requisitos para a obtenção de recursos públicos para ações de desenvolvimento urbano sob a gestão das prefeituras. A lei determina que todo município deve estar com o seu plano diretor atualizado e vigente; e, dentro dele, com o conselho municipal instituído e em atividade, atenta o secretário-executivo do conselho estadual, Orlando Bonette. Dos 399 municípios, 229 ainda não cadastraram suas conferências.

Recontando
A 5ª Zona Eleitoral de Paranaguá realizou, nesta segunda-feira (11), nova totalização do resultado de votação dos vereadores eleitos nas Eleições Municipais de 2024. A nova totalização foi necessária no município após o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) dar provimento ao recurso do candidato Francisco Carlos Busmaier, o “Chiquinho”, do União Brasil.  Nas eleições, a candidatura do “Chiquinho” estava “sub judice”.

Reeleição
Em nova eleição na Assembleia Legislativa, foram eleitos os deputados Alexandre Curi (PSD) na presidência e Gugu Bueno (PSD) na 1ª secretaria. A deputada Flávia Francischini (UB) será a nova 1ª vice-presidente. A nova mesa diretora toma posse em 3 de fevereiro de 2025.

Modelo
O Banco de Alimentos Comida Boa da Ceasa Paraná é eficiente para combater a fome e o desperdício de alimentos, disse a presidente do Instituto Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz, que acompanhou o governador Ratinho Júnior (PSD) e o ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) na sede do programa na central de abastecimento de Curitiba. Segundo o “Mapa da Fome e do Desperdício de Alimentos no Brasil”, cerca de 85% de todo o desperdício de produtos alimentícios ocorre nas etapas pós-produção e pré-consumo. Apenas 15% do desperdício é feito pelo consumidor final.

Em Curitiba
Na Câmara Municipal de Curitiba, três vereadores despontam como favoritos à presidência: Marcelo Fachinello (Podemos), atual presidente; Serginho do Posto (PSD), 10.703 votos; e Tico Kusma (PSD), com 10.042, correm por fora e ambos conquistaram o sexto mandato. Fachinello, em segundo mandato, fez 10.812 votos na última eleição.

Quem define
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (Podemos), reafirmou que o governador Ratinho Júnior (PSD) é quem define no seu campo político as chapas de candidatos, inclusive na majoritária, nas eleições de 2026 no Paraná. “Faço parte de um grupo político em que o líder estadual é o governador Ratinho Junior. Ele vai definir quem será candidato. Onde ele escalar eu vou jogar. Até no banco de reserva. Eu não sou candidato de mim mesmo”, disse Paranhos, pré-candidato ao Governo do Estado e que deve fazer parte do governo Ratinho Júnior a partir de 2023.

Passe Livre
O governador Ratinho Júnior (PSD) sancionou a lei  que implementa a gratuidade ou desconto de 50% para pessoas idosas na compra de passagens no transporte rodoviário intermunicipal. A nova legislação também prevê a criação da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense 65+, que terá que ser usada para utilização no programa. Agora inicia o prazo de regulamentação, que envolve adaptação dos sistemas e divulgação das novas regras, e a nova política deve entrar em vigor em 180 dias (maio de 2025).

Mulher no TJ
A desembargadora Lídia Maejima foi eleita a nova presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. Também foram eleitos os desembargadores: Hayton Swain (1º vice-presidente), Fábio Dalla Vecchia (2º vice-presidente), Fernando Bodziak (corregedor-geral), Ana Lúcia Lourenço (corregedora), Ruy Alves Henriques (ouvidor geral) e José Américo Carvalho (ouvidor).

Iguassu Inova
Entre os dias 27 e 30 de novembro, o Itaipu Parquetec vai sediar o Festival Iguassu Inova que vai reunir 30 mil pessoas, entre empreendedores, investidores, pesquisadores e estudantes. Com mais de 100 horas voltadas para tecnologias, transição energética, educação e empreendedorismo, o festival terá palestras e workshops com especialistas e influenciadores, feiras de exposição, gastronomia e startups, atrações musicais e culturais, hackathons, espaços gamer e kids, com experiências de realidade virtual e robótica; além de diversas outras conferências. O Latinoware, maior evento de tecnologias livres da América Latina, integra a programação do Festival Iguassu Inova.

Não vou
O  vice-governador Darci Piana (PSD) não pretende suceder o governador Ratinho Júnior (PSD). O nome de Piana é vinculado para representar o grupo político do governador na eleição de 2026. No entanto, o vice já mandou avisar que não pretende disputar o pleito. Um dos motivos é a idade. Piana tem hoje 82 anos e assumiria um eventual governo com 85. Piana também preside a Fecomércio-PR e é vice-presidente da CNC.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.