Nas redes, Empregos, kits escolares e Casos de dengue

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, 5 de fevereiro de 2025.

Nas redes
O Governo do Estado liderou o envolvimento nas redes sociais entre todos os órgãos públicos nacionais (municipal, estadual ou federal) no último final de semana. Foram 244,3 mil interações do público virtual com os conteúdos publicados, acima da Prefeitura de Salvador (162,5 mil), Governo do Brasil (118,8 mil), Senado (93,4 mi) e EBC (79,4 mil).

Empregos
Dos 399 municípios do Estado, 307 dos municípios paranaenses registraram um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada ao longo de 2024, segundo dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com 35.277 novos empregos, Curitiba liderou o ranking entre as cidades paranaenses em 2024.

Empregos II
Na sequência do ranking de empregos, aparecem as cidades de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com 6.108 vagas, seguida por Londrina (5.637), Maringá (4.629), Cascavel (4.391) e Foz do Iguaçu (3.075). Colombo, com 2.826 vagas, e Araucária, com 2.211, completam o top 10, reforçando o bom momento econômico da RMC.

Volta às aulas
A volta às aulas do ensino estadual será nesta quarta-feira (5). Ao todo, 1 milhão estudantes retornam das férias escolares, que estenderam-se entre os dias 14 de dezembro de 2024 e 4 de fevereiro de 2025. Além dos primeiros embarques do Ganhando o Mundo, o primeiro semestre letivo do ano terá entrega de kits escolares em toda a rede, ampliação na oferta de cursos técnicos e merenda ainda mais saudável.

kits escolares
Os alunos da rede estadual de ensino do Paraná receberão os kits escolares a partir desta quarta-feira (5), primeiro dia de aula. A iniciativa contempla estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das escolas indígenas que oferecem o Ensino Fundamental I. Já as escolas municipais, por não serem administradas pelo Estado, não receberão os kits para o Fundamental I.

Medicina
O Ministério da Educação (MEC) deve anunciar as regiões e instituições selecionadas para a criação de novos cursos de Medicina em todo o país e a expectativa é de que, pelo menos, quatro desses sejam implantados no Paraná. Entre as regiões e instituições de ensino no estado que aguardam o anúncio do MEC para ofertar novos cursos de Medicina estão Apucarana, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho, Paranavaí e Ponta Grossa .

Coagro
Pelo quarto ano consecutivo, Sebaldo Waclawovsky foi eleito diretor presidente da Coagro Capanema. No exercício de 2024, a Coagro faturou R$ 670 milhões, com um crescimento de 12,8% e sobra à disposição da assembleia de R$ 10,4 milhões. Com atuação em oito municípios, atualmente a Coagro conta com 5.733 sócios ativos.

Festival de inverno
O Festival de Inverno de Curitiba vai acontecer de março a julho. A edição 2025 do Festival contará com mais atrações do que nas edições anteriores. As praças temáticas de países, como Espanha, Japão e Ucrânia, receberão feiras gastronômicas típicas de cada cultura. Também está prevista uma programação na Pedreira Paulo Leminski, com shows variados e uma semana dedicada ao rock.

Posse
A desembargadora Lidia Maejima tomou posse esta semana para comandar o TJPR ao longo do biênio 2025-2026. Pela primeira vez em 132 anos, a instituição passa a ser presidida por uma mulher. “Tenho plena consciência da redobrada responsabilidade que recai sobre meus ombros não só pela missão de dirigir o quarto maior tribunal do nosso país, mas também por ser a primeira mulher a receber esta nobre missão”, declarou Lidia.

Novo calendário
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) adotou um novo calendário para contabilizar os dados do Informe Epidemiológico de Arboviroses. Agora, a avaliação do período epidemiológico inicia no dia 1º de janeiro e vai até 31 de dezembro do mesmo ano. O novo calendário já foi publicado pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental nesta terça-feira (04) com o informe semanal da dengue.

Casos de dengue
Foram registrados neste ano 2.569 novos casos de dengue e três óbitos. Os dados do atual período epidemiológico, iniciado em 1º de janeiro de 2025, somam 15.818 notificações, 2.569 diagnósticos confirmados e uma morte. O novo óbito, ocorrido em 18 de janeiro, é de uma paciente de 91 anos, com comorbidades, que residia no município de Jaguapitã, na 17ª Regional de Saúde de Londrina.

­Recado
Na abertura do ano do Judiciário, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, defendeu a independência e a harmonia entre os Poderes, mas, nas entrelinhas, deixou recados aos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, presentes no evento. Entre outros pontos, o magistrado defendeu o “poder” de “agentes públicos não eleitos”.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.