Lançamento
O jornalista Pedro Ribeiro lança no próximo dia 21 de março, o livro “Mata Atlântica, Desafios e Esperanças”, uma defesa dessa faixa de área verde. O Paraná é o estado com o maior remanescente do terceiro maior bioma brasileiro. São 2,31 milhões de hectares de floresta, de acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica. O lançamento será a partir das 18h30 no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões- em Curitiba.
Economia paranaense
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) comemora o bom momento vivido pelo Paraná, em especial na economia. Em 2023, o Estado teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil, além de atingir o maior número de paranaenses empregados da história. De 2022 para 2023, a economia do Paraná cresceu 7,8%, índice mais de três vezes superior à média nacional, que foi de 2,45%.
Economia paranaense II
“O Paraná é líder nacional em saneamento; primeiro lugar do país no IDEB e Estado que mais investe orçamento em educação; número um do Brasil em sustentabilidade ambiental. E isso repercute positivamente no momento econômico que atravessamos e que efetivamente melhora a vida dos paranaenses. Estou muito otimista para 2024, quando teremos importantes projetos sendo executados por todo o Paraná”, afirma Bakri.
Fórum da indústria
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inicia neste mês os Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. Os eventos de lançamento dos Fóruns acontecem em seis regiões do Paraná, entre março e maio, começando por Cascavel, no próximo dia 15, e Francisco Beltrão, no dia 22.
Potencial
“O grande objetivo dos Fóruns é envolver toda a comunidade e a opinião pública qualificada em torno do tema indústria. E debater a indústria é mostrar que o setor tem grande potencial de melhorar a renda per capita do Paraná e de seus municípios. Mas, para isso, é preciso criar um ambiente que incentive efetivamente a atividade industrial,” afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos.
Filiação
Na segunda-feira, 11, o PP fará um encontro em Cascavel para a filiação do deputado Márcio Pacheco e pré-candidato a prefeito da cidade.
Presidente
O deputado Aliel Machado (PV) foi eleito presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. “Defender a cultura é defender nossa própria identidade. Estamos falando da nossa própria existência. E valorizar todos os tipos de cultura”, disse.
Na Saúde
A Comissão de Saúde da Câmara de Deputados tem seis paranaenses como membros suplentes: Zeca Dirceu (PT), Giacobo (PL), Geraldo Mendes (União Brasil), Luciano Ducci (PSB), Paulo Litro (PSD) e Vermelho (PL).
Na Agricultura
Na Comissão de Agricultura, o Paraná tem seis membros titulares e seis suplentes. Na ordem: Dilceu Sperafico (PP), Giacobo (PL), Luiz Nishimori (PSD), Pedro Lupion (PP), Rodrigo Estacho (PSD), Tião Medeiros (PP), Marco Brasil (PP), Reinhold Stephanes (PSD), Sérgio Souza (MDB), Tadeu Veneri (PT), Vermelho (PL) e Welter (PL).
Na CCJ
O Paraná só tem um representante – Welter (PT) – como titular da CCJ. Outros sete são suplentes: Diego Garcia (Republicanos), Felipe Francischini (União Brasil), Gleisi Hoffmann (PT), Luísa Canziani (PSD), Pedro Lupion (PP), Sérgio Souza (MDB) e Toninho Wandscheer (PP). Vermelho e Wandscheer são titulares da Comissão de Desenvolvimento Urbano.
Na Educação
Na Comissão de Educação são quatro titulares – Carol Dartora (PT), Diego Garcia (Republicanos), Luísa Canziani (PSD) e Zeca Dirceu (PT) – e um suplente: Luiz Nishimori (PSD).
Institutos federais
No dia 14 (quinta-feira), o presidente Lula (PT) vai anunciar a criação de uma dezena de unidades dos institutos federais de educação, seis deles serão no Paraná. Ontem no Palácio Planalto, Lula disse que a próxima reunião será nos estados. A proposta é rodar os estados vistoriando as obras do PAC. No Paraná, o presidente deve inaugurar mais um trecho da Estrada Boiadeira (BR-487), obra custeada pela Itaipu Binacional.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Comentários estão fechados.