IPVA, Casa Fácil, Expansão e Meia-entrada

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, 22 de janeiro de 2025.

IPVA
Os motoristas paranaenses terão alguns dias a mais para garantir o desconto de 6% do IPVA. As datas para o pagamento em cota única ou para as primeiras parcelas serão adiadas com base no final das placas: finais 1 e 2 (dia 24), finais 3 e 4 (dia 27), finais 5 e 6 (dia 28), finais 7 e 8 (dia 29) e finais 9 e 0 (dia 30). A medida foi tomada após uma instabilidade nesta segunda-feira (20), data programada inicialmente para vencer o IPVA 2025 de veículos com placas com final 1 e 2.

Compagas
O governador Ratinho Junior conheceu na Compagas os planos de investimentos da companhia até 2029. Serão investidos R$ 505 milhões na interiorização e expansão da rede de distribuição do gás. Desde 2024, a Compagas é uma empresa privada, sob controle acionário da Compass, integrante do Grupo Cosan. Atualmente, a empresa tem 58,7 mil clientes no Paraná, com um volume de 712 mil metros cúbicos por dia e uma rede de mais de 900 quilômetros. Com os planos de ampliação dos próximos cinco anos, o número de clientes deve chegar a 65 mil.

Casa Fácil
Em Campo Mourão mais 104 famílias receberam as chaves de suas residências no Residencial Jardim Porto Feliz. A obra, cujo investimento superou R$ 17,5 milhões, é resultado da parceria entre Governo do Paraná (Programa Casa Fácil), Caixa Econômica Federal e a empresa PRM Empreendimentos.

Castração
A Rede de Proteção Animal da prefeitura de Curitiba está com 4.600 vagas abertas para castração gratuita de cães e gatos dos moradores das regionais Bairro Novo, Cajuru e Boqueirão. Os agendamentos estão abertos pelo site da Rede de Proteção Animal. Na semana que vem, as cirurgias gratuitas serão feitas no Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo. Os atendimentos serão das 8h às 16h, de 21 a 26 de janeiro. São 1.500 vagas disponíveis para esse mutirão. De 23 a 26 de janeiro serão atendidos os pets de moradores dos bairros da Regional Cajuru.

Guarapuava-Curitiba
A Azul anunciou uma nova linha de voos diretos a partir de Curitiba. Com operações a partir de 10 de março, Guarapuava terá voos diretos para o Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais. As operações serão às segundas, quartas, sextas e aos domingos. Os voos decolam às 13h de Curitiba, com chegada às 14h15 em Guarapuava. A volta tem decolagem prevista para às 14h55 e pouso para às 16h.

Expansão
O IBGE estimou a produção agrícola em 2025 e o Paraná se destaca com a maior expansão agrícola nos estados do sul e sudeste – deve colher 45,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, aumento de 20,5% em relação a 2024. A soja deve crescer 20%, passando de 18,6 milhões para 22,4 milhões de toneladas. O milho também terá alta de 20,6%, saltando de 15,1 milhões para 18,2 milhões de toneladas. O estado também verá aumentos significativos na produção de trigo (26,9%), feijão (24%) e outros grãos como cevada, aveia e arroz. Com essa expansão, o Paraná deverá alcançar 14% da produção nacional, ficando atrás apenas do Mato Grosso.

Título para Michele
A vereadora Carlise Aparecida Kwiatkowski (PL) apresentou projeto de decreto legislativo na Câmara Municipal de Curitiba que prevê a concessão do título de Cidadã Honorária de Curitiba a Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Live do TCE
O Tribunal de Contas do Estado fará uma live na terça-feira, 28, para divulgar informações aos prefeitos que estão dando início a suas gestões em janeiro deste ano. A conversa nos canais de comunicação do TCE terá ênfase em dois painéis: Gestão Municipal em Foco e o Manual de Início de Mandato.

Redução
O Ministério da Justiça concluiu a coleta de dados junto às secretarias estaduais de segurança pública para medir os índices de violência ao longo do ano de 2024. Entre janeiro e dezembro, os homicídios chegaram a cerca de 35 mil: a menor taxa desde o início da série histórica, iniciada em 2015. Também chegou ao ponto mais baixo a somatória de crimes letais, que totalizaram 77,2 mil casos. Em 2023, a contagem de casos de homicídios dolosos chegou a 37,7 mil casos, indicando uma queda de 7,06% em 2024. A taxa de casos a cada 100 mil habitantes caiu de 17,83 para 16,51.

Meia-entrada
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto que inclui os professores da educação básica das redes pública e privada de todo o país, entre os beneficiários da meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos.

Reforma
O presidente Lula (PT) deve esperar as eleições do dia 1º de fevereiro na Câmara dos Deputados e Senado para fazer uma reforma ministerial. Os presidentes das duas casas – Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – devem compor o ministério de Lula. A aposta alta é em Pacheco.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.