Ganhando o Mundo
Governador Ratinho Junior anuncia a maior edição da história do programa Ganhando o Mundo com 1,2 mil intercambistas viajando para cinco países. Em 2025, serão enviados 500 alunos para o Canadá, 200 para a Austrália, 200 para a Nova Zelândia, 150 para o Reino Unido e 150 para a Irlanda – este último país o novo destino do programa. As despesas são todas custeadas pela Secretaria de Educação.
Ganhando o Mundo II
O programa Ganhando o Mundo abrange todo o Estado, com pelo menos um estudante de cada um dos 399 municípios do Paraná. Cerca de 8 mil alunos de mais de 1 mil escolas se inscreveram para tentar uma vaga para a próxima edição do Ganhando o Mundo. Foram selecionados aqueles que conseguiram conciliar as melhores notas, maiores frequências, os melhores desempenhos em inglês e atenderam aos critérios de participação em atividades extracurriculares.
Parcerias
Na terça-feira (15), o deputado estadual Hussein Bakri (PSD) reuniu-se com mais de 60 prefeitos eleitos e reeleitos. Com a presença do futuro presidente da Casa, Alexandre Curi (PSD), Bakri reiterou o compromisso com cada cidade, enfatizou a vasta quantidade de investimentos que o Estado pode realizar nas cidades e solicitou rapidez dos prefeitos na elaboração de projetos.
2º turno
A Justiça Eleitoral do Paraná começou nesta semana a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições municipais, marcado para 27 de outubro. Serão preparadas mais de 6 mil urnas para distribuição nos 700 locais de votação das três cidades onde ocorrerá segundo turno no estado: Curitiba, Ponta Grossa e Londrina.
Paz nas escolas
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o Projeto de Lei que prevê a realização de campanha permanente de mediação, diálogo e justiça restaurativa no âmbito escolar, denominada “Luta pela paz nas escolas”. A iniciativa também prevê o dia 19 de junho como o Dia Estadual da Luta pela Paz e Não-Violência nas Escolas.
Vacinação
A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) pediu uma nova campanha pela vacinação e contra o negacionismo que vem derrubando os índices de imunização em todo o país, o que aumenta o risco de crescimento ou ressurgimento de doenças já controladas. De acordo com a apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior, a cobertura vacinal adequada de crianças com até 12 meses para oito vacinas atingiu apenas 17,8% dos municípios – a meta para o segundo quadrimestre do ano era 45%.
Rota da Inovação
Esta semana, começou a Rota da Inovação. A ação integra a programação da Semana Estadual de Inovação, que inclui mais de 50 atividades em 22 cidades das regiões Metropolitana de Curitiba, Norte, Noroeste, Oeste, Sudeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Sudeste. A programação segue até o dia 22 de outubro, com atividades acontecendo todos os dias em diferentes horários e destinadas a todos os públicos. A programação completa pode ser encontrada no website da Semana de Inovação.
Indústria
O Paraná é o segundo estado que mais emprega pessoas na indústria de produção de alimentos no Brasil. Ao todo, são 237.004 trabalhadores contratados por indústrias do setor em todo o Estado. Com isso, o Paraná só fica atrás de São Paulo, que tem 437 mil empregados formais. A produção de carnes é a que mais emprega no Estado, com 129.408 trabalhadores com carteira assinada.
Ensino superior
As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) ocupam mais uma vez posições relevantes no World University Ranking (WUR), segundo a consultoria britânica Times Higher Education (THE), empresa especializada em dados do ensino superior.
Ensino superior II
Líder no grupo das estaduais da região Sul, neste ano, a UEL conquistou a 35ª entre as brasileiras mais bem avaliadas. Seguida da UEPG (39º). A UEM e a Unioeste estão nas posições 44 e 47 do Brasil, respectivamente. Considerando somente a avaliação da qualidade do ensino, quatro estaduais paranaenses estão entre as 30 melhores universidades brasileiras. A UEL ocupa a posição 17; a UEM, 19; a Unioeste, 27; e a UEPG, 30. O Brasil possui 133 universidades estaduais, de acordo com o Censo da Educação Superior de 2022.
Pelos Correios
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai ampliar o acordo para que pedidos do benefício por incapacidade temporária pelo Atestmed sejam feitos em agências dos Correios. O Atestmed é o serviço on-line do INSS para conseguir, sem passar pela perícia médica presencial, o benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio doença. Agora, a ideia é ampliar essa medida para quase 2,6 mil agências dos Correios.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br
Comentários estão fechados.