Em ascensão, Assédio eleitoral, Campeonato Paranaense e Plano Safra

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, 29 de junho de 2024

Em ascensão
A indústria de transformação do Paraná é a terceira maior do País. O Estado do Paraná lidera o ranking nacional no segmento de produtos madeireiros e também tem a segunda posição nos ramos de alimentos. Se destaca também na produção de papel e celulose e veículos automotores.

Assédio eleitoral
O Ministério Público assinou termo de cooperação voltado à prevenção do assédio eleitoral, especialmente no ambiente de trabalho, durante as eleições de outubro. O documento é pactuado com TRE, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Procuradoria Regional Eleitoral, OAB e UFPR.

Assédio eleitoral II
A cooperação prevê, entre outras ações, a divulgação de um canal para denúncias relacionadas a práticas de assédio eleitoral, bem como outras eventuais ilegalidades durante a eleição para apuração dos órgãos competentes.

Mais influentes
Um levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), divulgado nesta sexta-feira (28), indica que cinco deputados federais do Paraná estão entre os 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional. São eles: a deputada Gleisi Hoffmann (PT), e os deputados Luiz Carlos Hauly (Podemos), Pedro Lupion (PP) e Zeca Dirceu (PT). Aliel Machado é a primeira vez que está na lista dos mais influentes.

Campeonato Paranaense
A TV Paraná Turismo vai transmitir neste domingo (30), às 11h, o jogo entre Paranavaí e Paraná Clube. A partida é válida pela última e decisiva rodada da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, que definirá a ordem dos classificados para as semifinais do torneio. A partida decisiva acontece no estádio Waldemiro Wagner, em Paranavaí.

Em pauta
Na próxima semana a Assembleia Legislativa do Paraná vai promover um amplo debate sobre mobilidade urbana e infraestrutura de transporte com impacto na vida dos paranaenses. Já na segunda-feira (1º), o assunto será a fiscalização das obras dos pedágios no Paraná. O encontro vai reunir representantes da Fetranspar, Crea-PR, IEP-PR, Faciap, Fiep e e Sistema Ocepar.

Emprego
Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) confirmam que o Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos formais em todo o Brasil nos cinco primeiros meses de 2024. Entre janeiro e maio, foram criados 96.019 novos postos de trabalho em todo o Estado.

Plano Safra
O ministro Carlos Fávaro ( Agricultura e Pecuária) afirmou que o Plano Safra 2024/2025 será de R$ 475,5 bilhões. O pacote será anunciado pelo presidente Lula (PT) na próxima quarta-feira, 3 de julho. Fávaro adiantou que no novo plano a agricultura empresarial terá R$ 400,6 bilhões de crédito.

Adiado
O lançamento do Plano Safra 2024/25 estava previsto para ocorrer nesta quarta-feira (26). O Sistema FAEP/SENAR-PR considera um desserviço o adiamento da data de lançamento. Essa mudança tem impacto direto no planejamento de milhares de agricultores e pecuaristas do Paraná e dos demais Estados, já que a safra começa oficialmente no dia 1º de julho.

Acicam
A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) completou nesta semana 71 anos de fundação. Uma das primeiras entidades do gênero instaladas no interior do Paraná, a associação conta atualmente com mais de 1.200 empresas filiadas e desponta pelo vasto e diversificado portfólio de serviços ofertados e pelas ações de fomento ao comércio, indústria e ao setor de serviços.

Cine
O Sesc Paço da Liberdade continua com sua programação de cinema voltada para crianças e pré-adolescentes, com a segunda sessão do programa “Curta em Família”. Este projeto, que ocorre mensalmente no último fim de semana de cada mês, oferece sessões gratuitas de curtas-metragens. O evento acontecerá neste sábado (29), às 10h, na sala Cine Pensamento. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.