Ganhou destaque nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, nesse fim de semana, um vídeo filmado por um morador de Foz do Iguaçu, na sexta-feira (9), mostrando o despejo irregular de lixo na margem paraguaia do Rio Paraná.
Leia também:
Saiba como monitorar o descarte irregular de lixo em Foz do Iguaçu
Nas imagens, é possível ver homens que chegam em um caminhão de pequeno porte ao antigo porto do bairro Remansito, no limite entre Ciudad del Este e Presidente Franco, e lançam grande quantidade de lixo e entulhos em direção à margem do Rio Paraná.
O autor do vídeo (que pediu para não ser identificado, conforme a jornalista que obteve as imagens) aproxima e afasta o zoom para mostrar que o local é altamente suscetível às oscilações no volume do Paranazão, cuja correnteza acaba por arrastar o material.
Outro problema narrado pelo denunciante é o hábito de incendiar as pilhas de lixo despejadas no local e em outros pontos próximos, fazendo com que a fumaça chegue até a margem brasileira ou se espalhe pelos bairros vizinhos em território paraguaio.
O material repercutiu na imprensa do Paraguai, com o jornal Última Hora relatando que “o lugar é utilizado há anos como lixão clandestino e a prefeitura de Ciudad del Este antes tirava o lixo, mas parou de fazê-lo e também não verifica as denúncias da população”.
Em outubro de 2022, o H2FOZ já tinha revelado situação similar, compartilhando um vídeo feito, no mesmo local, por um morador de Presidente Franco. Para relembrar o conteúdo publicado na ocasião, clique aqui.
é Paraguay fazer o que?