O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), do governo do Paraguai, anunciou que pretende investir US$ 230 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão) para a construção de um novo corredor de logística rodoviária no país.
Leia também:
Veja como estão as obras na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração (agosto de 2024)
Tal corredor, segundo a ministra Claudia Centurión, será paralelo ao Rio Paraná, na fronteira com a Argentina, interligando os departamentos (estados) de Itapúa, Misiones e Ñeembucú, tendo como referência as cidades de Encarnación e Pilar.
“Esse será um dos eixos para o desenvolvimento do Sudoeste do nosso país”, afirmou Centurión, citada pelo jornal La Nación.
A rodovia será similar à construída entre os departamentos de Itapúa e Alto Paraná, com acesso à Ponte da Integração. Entregue em 2022, a estrada, de 143 quilômetros, vai de Natalio, no Sul do país, a Los Cedrales, município vizinho a Presidente Franco.
Um dos gargalos logísticos do Paraguai é, justamente, a falta de rodovias pavimentadas para conectar áreas de grande produção agrícola com zonas industriais, portos e grandes cidades. Em muitos locais, as estradas são de terra e as pontes ainda são de madeira.
Zona
importante para la biodiversidad
Inmensos humedades siendo destruidos por arroceros.
Ñeembucú y misiones son comprendidas por estereales.