A convite da Associação Rural do Paraguai (ARP), representantes da Polícia Civil e da Brigada Militar do Rio Grande do Sul participaram de uma reunião, em Assunção, para discutir formas de melhorar o enfrentamento aos crimes praticados no meio rural.
Leia também:
Caminhões com ajuda humanitária do Paraguai chegam ao Rio Grande do Sul
Uma das principais discussões girou em torno do combate ao roubo de gado, prática comum no Paraguai. As polícias gaúchas têm histórico de ações bem-sucedidas na repressão a essa prática, alcançadas graças à integração e ao uso de tecnologia.
Conforme explicado aos produtores paraguaios, é preciso fazer um mapeamento das áreas com maior incidência, de forma a direcionar patrulhamento preventivo e mostrar que as forças policiais estão presentes na região.
Outro ponto enfatizado no encontro, ocorrido na semana passada, é a responsabilização jurídica dos envolvidos, uma vez que a sensação de impunidade acaba por alimentar a continuidade do ciclo criminoso.
Ao término da reunião, ficou estabelecida a realização de futuras discussões para a definição de mecanismos de cooperação, porque situações vivenciadas no Paraguai também são de interesse das polícias gaúchas.
Comentários estão fechados.