A manhã de 6 de janeiro é a mais aguardada do ano para crianças paraguaias e argentinas, que recebem presentes deixados pelos reis magos. A tradição do Dia de Reis tem como origem o relato bíblico de que Jesus foi visitado, em seus primeiros dias de vida, por Baltasar, Gaspar e Melchior, personagens ilustres tidos como reis magos.
Leia também:
Criança paraguaia morre em acidente na BR-277 em Foz do Iguaçu
Embora o hábito de trocar presentes no Natal ou na véspera venha consolidando-se, o Dia de Reis segue especial para pequenos e adultos. Em muitas cidades paraguaias e argentinas, é comum, na noite de 5 de janeiro, a montagem de feiras para que os pais, imbuídos do espírito dos reis magos, comprem brinquedos aos filhos.
Para as crianças, uma das tradições é deixar, durante a noite, recipientes com água e pastagem para alimentar os camelos dos reis magos. Pela manhã, o presente trazido pelos visitantes noturnos será encontrado em locais estratégicos da casa, como ao lado do presépio ou junto à decoração natalina.
No Brasil, o Dia de Reis costuma ser lembrado pela população como a data para a retirada dos enfeites de Natal. Em algumas regiões do país, ocorre a Folia de Reis, festa na qual os integrantes do Reisado circulam pelas ruas visitando casas, tocando músicas tradicionais e desejando um bom ano a quem abre as portas para recebê-los.
Comentários estão fechados.