![Rotonda Reloj será completamente remodelada em Ciudad del Este.](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/110225rotonda1-750x430.webp)
Marco histórico da área central de Ciudad del Este, a Rotonda Reloj, rotatória da Rodovia PY02 próxima à loja Monalisa, está passando por reforma.
Leia também:
Cidade da fronteira prepara Festa Provincial das Pedras Preciosas
De acordo com a prefeitura de Ciudad del Este, o espaço terá suas características arquitetônicas restauradas, com a instalação de um obelisco e um relógio.
![Futuro desenho da Rotonda Reloj.](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/110225rotonda2.webp)
A elaboração do desenho esteve a cargo de Ana Salazar, estudante de Arquitetura, e Ana Mallorquín, do curso de Engenharia Civil. As duas venceram um concurso universitário, que tinha como objetivo elaborar propostas para valorizar o patrimônio local.
Já a execução da obra está sob responsabilidade da empresa J&R Constructora, que ofereceu o serviço por G$ 199,3 milhões (cerca de R$ 150 mil) na licitação promovida pela prefeitura. Conforme a prefeitura de Ciudad del Este, o prazo é de 120 dias.
Atualmente, a rotatória está cercada por tapumes, para a etapa de escavação das bases do futuro obelisco. O antigo relógio, retirado em 1997 e preservado no Museu Municipal El Mensú, será substituído por um modelo mais recente.
Para Ciudad del Este, a Rotonda Reloj simboliza o auge do comércio de importados, ocorrido entre as décadas de 1980 e 1990.
Outra rotatória famosa, a Rotonda Oasis passou por reforma no final de 2023, na qual ganhou um chafariz. O nome Oasis faz alusão a um estabelecimento comercial que existia nas proximidades.
Monumentos arquitetônicos de Ciudad del Este
Embora, para muitos, Ciudad del Este seja sinônimo de caos urbano, a capital do Alto Paraná tem vários locais e monumentos que marcam sua história.
Além das rotatórias já citadas, o Lago da República, a catedral San Blas e o complexo de recreação no antigo aeroporto Alejo García estão entre suas paisagens mais conhecidas.
O marco zero de Ciudad del Este (fundada em 1957) fica no atual edifício da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), à direita da aduana.