
No primeiro domingo de outubro de 2024, o Paraguai entrou no horário de verão e adiantou os relógios em uma hora. Com isso, Ciudad del Este passou a estar no fuso -3 GMT, o mesmo do Brasil (hora de Brasília) e da Argentina.
Leia também:
Congresso do Paraguai aprova lei que muda o horário oficial do país
Como em todos os anos, a medida deveria ter durado por seis meses, com o retorno ao fuso -4 GMT no terceiro domingo de março de 2025.
Entretanto, no meio do caminho, uma lei aprovada por deputados e senadores alterou a hora oficial do Paraguai. O país agora passa a estar, definitivamente, no fuso -3 GMT.
(Nota da redação: -3 GMT significa “três horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich”, a hora zero universal).
Confuso(a)? O H2FOZ ajuda a explicar o que a mudança significa, na prática, para quem mora na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Com o Paraguai no mesmo fuso dos vizinhos o ano inteiro, já não há mais diferença de horário entre Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú.
Assim, quando é meio-dia em Foz e na Argentina, é meio-dia também na margem paraguaia do Rio Paraná.
Até o ano passado, o Paraguai estaria uma hora atrás em seu “horário de inverno” (aplicado entre março e outubro). Agora, tal horário não existe mais.
Paraguai e Mato Grosso do Sul
Por outro lado, na fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul, a mudança trouxe estranheza para os moradores locais.
Isso porque Mato Grosso do Sul está no fuso -4 GMT, uma hora atrás em relação a Brasília. Com o Paraguai em -3 GMT, o país vizinho passa a estar à frente do lado brasileiro nos ponteiros.
Quando der meio-dia em Ponta Porã (MS), por exemplo, os relógios já estarão marcando 13h na paraguaia Pedro Juan Caballero. Altamente conectadas, as duas cidades estão separadas apenas por uma “avenida internacional”.