Presidentes do Paraguai e da Argentina confirmam presença na posse de Lula

Mario Abdo Benítez e Alberto Fernández estarão em Brasília para a cerimônia que dará início ao novo governo brasileiro.

Apoie! Siga-nos no Google News

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Julio César Arriola, confirmou, nessa quarta-feira (28), que o presidente do país, Mario Abdo Benítez, viajará a Brasília para participar da posse do novo governo brasileiro, presidido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cerimônia acontecerá em Brasília no próximo domingo (1.º).

Segundo Arriola, o presidente paraguaio viajará acompanhado pelo ex-presidente Nicanor Duarte Frutos, que governou o Paraguai entre 2003 e 2008 e foi contemporâneo dos dois primeiros mandatos de Lula. Não haverá, no entanto, encontro exclusivo para a discussão de temas bilaterais, o que será agendado para a primeira oportunidade.

Quem também confirmou presença na cerimônia de início do terceiro mandato de Lula foi o presidente da Argentina, Alberto Fernández. O argentino tem relação de amizade com o futuro colega brasileiro, que foi recebido com honras de chefe de Estado na Argentina em 2021. Em outubro, Fernández fez questão de vir ao Brasil para parabenizar Lula pela vitória.

Até o momento, 19 chefes de Estado ou de governo anunciaram a ida a Brasília para participar da posse, entre eles os presidentes do Chile, Gabriel Boric; da Colômbia, Gustavo Petro; da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier; e o rei da Espanha, Felipe VI. Outros 46 países confirmaram o envio de delegações com representantes do governo.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.