
A prefeitura de Ciudad del Este confirmou, nesta semana, que passou a aceitar PIX para o pagamento de taxas, multas e impostos municipais. A implementação ocorreu em parceria com a empresa paraguaia Dinelco, que trabalha com soluções digitais.
Leia também:
Operadora anuncia chegada oficial do PIX ao Paraguai (fevereiro de 2024)
De acordo com a gestão do prefeito Miguel Prieto, o pagamento com PIX já está disponível nos caixas centrais da prefeitura e em várias repartições.

A lista divulgada pelo poder público inclui os departamentos de Arrecadação, Trânsito e Segurança, bem como o caixa do setor de Transporte Público (Terminal de Ómnibus).
Além disso, as centrais de arrecadação na Casa da Cultura (km 7), Terminal Interurbano (km 9) e Mercado de Abasto também estão equipadas com o método.
O pagamento com PIX beneficia não só os brasileiros que vivem no Paraguai e já estão habituados ao sistema, mas empresas e cidadãos paraguaios.
Na região de fronteira, o método de pagamento criado pelo Banco Central do Brasil tem cada vez mais popularidade. Por conta disso, bancos e financeiras do Paraguai e da Argentina passaram a disponibilizar o PIX (ou opções similares) a seus clientes.
Conforme a prefeitura de Ciudad del Este, a adoção do PIX busca “simplificar e agilizar o cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes”.
O atendimento nos caixas da prefeitura acontece de segunda a sexta, das 7h às 15h. Na Polícia Municipal de Trânsito (PMT), o expediente vai das 7h às 18h, de segunda a sexta, e das 7h às 17h, aos sábados.