
Uma operação conjunta entre Polícia Nacional e Ministério Público do Paraguai desmantelou, nesta semana, uma quadrilha que aplicava golpes em Ciudad del Este.
Leia também:
Guia de segurança para turistas em Foz do Iguaçu e na fronteira
De acordo com o jornal ABC Color, o grupo tinha como especialidade atrair homens estrangeiros (em sua maioria, brasileiros) para supostos encontros no Paraguai.
Marcados em aplicativos como o Grindr, o esquema já veio a público em inúmeras oportunidades. A plataforma adota políticas para prevenir os casos. Entretanto, enfrenta dificuldades para barrar a criação de novos perfis com dados falsos.
Na operação desta semana, quatro pessoas foram detidas no bairro San Rafael, vizinho à cabeceira da Ponte da Amizade no Paraguai. Com os suspeitos, os policiais apreenderam evidências como eletrônicos, uma caminhonete e uma moto.
Conforme as denúncias, estrangeiros residentes em Foz do Iguaçu ou em viagem à região marcavam encontros com os golpistas em locais próximos à fronteira.
De lá, eram levados de moto até a entrada do bairro San Rafael, em Ciudad del Este, onde eram rendidos por homens armados.
Além do roubo de celulares e outros pertences, os crimes praticados no Paraguai incluíam, em muitos casos, agressões, transferências pelo PIX e esvaziamento de contas bancárias.
Os quatro suspeitos detidos na quarta-feira, de acordo com o comissário-geral Feliciano Martínez, aparecem em imagens de câmeras próximas aos locais dos crimes. Outras duas pessoas, plenamente reconhecidas, permanecem foragidas.
Já o homem apontado como o líder do grupo está preso desde o último sábado (22) no Paraguai. Com ele, os policiais encontraram uma arma roubada de um delegado que trabalha na região metropolitana de Assunção.
Apoio ao viajante no Paraguai
A Polícia Nacional do Paraguai mantém, na cabeceira da Ponte da Amizade, um escritório da Polícia Turística, que presta apoio aos visitantes.
A Polícia Turística atende a casos de diversas naturezas, como assaltos e fraudes atribuídas a lojistas locais. Para conferir dicas de segurança, acesse o guia lançado por entidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, disponível aqui.