O Paraguai destruiu 430 quilos de cocaína que iriam para a Europa. A carga milionária foi interceptada durante a Operação Resiliência, na fronteira do país vizinho com a Bolívia.
A IP, agência de notícias do governo paraguaio, informou que a droga vale cerca de R$ 13 milhões no mercado europeu. A juíza Rosarito Montanía autorizou a destruição da carga (assista).
O entorpecente foi encontrado por agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), na região de Filadélfia, no Chaco. Cães farejadores foram utilizados na operação.
Um forte esquema de segurança foi montado para a eliminação da cocaína. Participaram representantes do Ministério Público e da Justiça.
A pesagem das embalagens e a extração aleatória de amostras para análise e coleta de provas foram realizadas por uma equipe especializada da Senad. Todo o material foi destruído.
Cocaína par a Europa
Ao noticiar a apreensão da carga milionária de cocaína, em dezembro, o H2FOZ contextualizou que a ocorrência reflete o uso do Paraguai como rota de passagem de drogas. Organizações criminosas especializadas atuam na logística.
Os mais de 400 quilos haviam sido obtidos na Bolívia e seriam levados a portos fluviais na região de Assunção, Paraguai. Os traficantes esconderiam a droga entre cargas legais, em contêineres despachados para a Argentina ou Uruguai.
Conforme a Senad, o destino final seria o continente europeu, por meio de terminais marítimos de países como Espanha, Bélgica, Holanda e Alemanha.