Obras de nova ponte no Paraguai começam a tomar forma

Via sobre o Rio Monday, em Presidente Franco, é parte do Corredor Metropolitano del Este, que dá acesso à Ponte da Integração.

O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai divulgou, nesta semana, imagens do canteiro de obras da ponte sobre o Rio Monday, em Presidente Franco. A estrutura faz parte do anel viário de acesso à Ponte da Integração.

Leia também:
Perimetral Leste em Foz do Iguaçu chega perto de 40% de execução

De acordo com o MOPC, a etapa atual é a de montagem do canteiro e construção dos caminhos auxiliares na barranca do Monday, afluente do Rio Paraná. O terreno do local é íngreme e rochoso, o que dificulta algumas das tarefas.

Máquinas na barranca rochosa do Rio Monday, em Presidente Franco. Foto: Gentileza/MOPC
Máquinas na barranca rochosa do Rio Monday, em Presidente Franco. Foto: Gentileza/MOPC

A previsão de conclusão da ponte, que foi a última fase do Corredor Metropolitano del Este (CME) a ser iniciada, é para o final de 2025.

A estrutura terá 500 metros de extensão, com largura de 26,5 metros, representando o trecho final do CME, corredor com 31 quilômetros de extensão, projetado para conectar os municípios de Presidente Franco, Los Cedrales, Ciudad del Este, Minga Guazú e Hernandarias, retirando o tráfego de caminhões das áreas centrais das cidades.

Cortes do projeto, divulgados pelo MOPC em dezembro de 2023.
Cortes do projeto da ponte, divulgados pelo MOPC em dezembro de 2023.

Financiado com recursos captados pelo governo do Paraguai no mercado internacional, o CME está dividido em seis lotes e será entregue de forma gradual ao longo de 2024 e 2025.

O lote mais adiantado, perto de ser concluído, é o da ligação entre a cabeceira paraguaia da Ponte da Integração e a área urbana de Presidente Franco. A obra com menor avanço é, justamente, a da ponte sobre o Rio Monday.

Local de instalação da futura ponte, conforme imagem de satélite do serviço Google Maps.
Local de instalação da futura ponte, conforme imagem de satélite do serviço Google Maps.
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Rolando Colman Alfonso Diz

    Sigo H2FOZ ,desde Goiânia, sou naturalizado Brasileiro , hà 40 anos, médico e gosto muito das reportagens que vcs fazem. Principalmente do meu pais Natal

Comentários estão fechados.