Paraguai e Brasil discutem melhorias para a navegação em hidrovia

Almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha do Brasil, conversou com o presidente Santiago Peña.

Apoie! Siga-nos no Google News

Uma comitiva brasileira, encabeçada pelo embaixador José Antonio Marcondes e pelo comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, foi recebida, nessa segunda-feira (2), pelo presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Leia também:
Atenção, brasileiro: regularize sua situação migratória no Paraguai

O objetivo do encontro, que teve também a participação do comandante da Marinha do Paraguai, almirante Lucio Benítez, foi discutir mecanismos de cooperação entre os dois países para a implantação de melhorias na hidrovia dos rios Paraná e Paraguai.

“A hidrovia é uma artéria muito importante para a economia nacional. Estamos falando com o Brasil para obter uma aliança estratégica, para que a hidrovia esteja navegável durante todos os dias do ano”, detalhou Benítez, citado pelo jornal La Nación.

Durante a reunião, o Brasil entregou ao Paraguai cartas náuticas atualizadas do Rio Paraguai, correspondentes ao trecho entre Porto Murtinho (MS) e Assunção.

O Paraguai tem a hidrovia como principal modal para a exportação de grãos e para a importação de máquinas e insumos básicos para a economia local.

Por acordo bilateral, o Brasil pode, se assim o desejar, instalar um porto franco em Concepción, destinado ao escoamento de grãos produzidos nos estados do Centro-Oeste. O uso da hidrovia, contudo, ainda é pequeno pelos exportadores brasileiros.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.