O falecimento do brasileiro Pelé, aos 82 anos, nessa quinta-feira (29), gerou homenagens e manchetes na imprensa de todo o planeta. Na Argentina e no Paraguai, foram inúmeras as reações à notícia que mobilizou o mundo do esporte. Em suas edições de hoje (30), os principais jornais dos países vizinhos trazem o assunto na primeira página.
Leia também:
Artista paraguaia faz homenagem a Pelé no Catar
A capa mais contundente é a do jornal esportivo argentino Olé, que traz o título em português: “Tristeza não tem fim.” O Clarín chama Pelé de “rei e lenda do futebol”. O La Nación diz que o brasileiro foi “o rei inesquecível”.
No Paraguai, o ABC Color escreve que “Pelé, o melhor da história, é lenda”, enquanto o Última Hora resgata uma foto da passagem do atleta brasileiro pelo país e publica que “o futebol está de luto, morreu ‘O Rei Pelé'”.
Nas redes sociais, o maior ídolo argentino da atualidade, Lionel Messi, resgatou duas fotos ao lado de Pelé e desejou: “Descanse em paz”, mesma frase utilizada por Diego Simeone e pelo Boca Juniors. Alberto Fernández, presidente do país, publicou que “recordaremos sempre aqueles anos nos quais Pelé deslumbrou o mundo com suas habilidades”.
No Paraguai, a sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, teve a fachada iluminada com fotografias de Pelé. O Cerro Porteño homenageou o brasileiro no telão da Olla Azulgrana, enquanto o Olimpia recordou que o Rei do Futebol jogou na reinauguração do estádio do clube, em 1965. José Luis Chilavert, ídolo do futebol paraguaio, expressou “condolências à família e aos amigos”.
Durante sua carreira nos Estados Unidos, Pelé atuou com pelo menos dois atletas paraguaios: Julio César Romero (Romerito) e Roberto Cabañas. Nessa quinta, Romerito lamentou a perda e lembrou que foi o autor da assistência para o brasileiro marcar um de seus últimos gols, em 1980, no amistoso de despedida do alemão Franz Beckenbauer.
Um dos vídeos mais vistos na internet na Argentina desde o anúncio da morte de Pelé é o da participação do craque brasileiro no programa “La Noche del 10”, apresentado por Diego Maradona em agosto de 2005, na tela do canal El Trece. Muitos dos comentários dos fãs, emocionados, citam: “Agora vocês vão jogar juntos.”
Comentários estão fechados.