Se você for ao Paraguai na próxima segunda-feira (30), não estranhe se encontrar o comércio fechado e as instituições de ensino sem aula em Ciudad del Este e municípios da região de fronteira.
Leia também:
Veja a lista de feriados no Paraguai e na Argentina em 2024
O motivo é a transferência do feriado nacional da Batalha de Boquerón, que cairia no domingo (29), para segunda-feira, com o objetivo de criar um fim de semana prolongado e permitir que os paraguaios possam viajar pelo próprio país.
A decisão sobre a mudança do feriado, do dia 29 para o dia 30, foi comunicada ainda em junho pelo governo do presidente Santiago Peña, sob justificativa de impulsionar o turismo interno.
Curiosamente, a troca é boa também para Foz do Iguaçu, uma vez que milhares de moradores de Ciudad del Este e outras áreas do lado paraguaio poderão vir à cidade para aproveitar o dia livre com passeios e compras no comércio iguaçuense.
A Batalha de Boquerón foi travada entre os exércitos de Paraguai e Bolívia, em 1932, como parte da Guerra do Chaco. O conflito durou até 1935, com seu término servindo para delimitar as atuais fronteiras entre os dois países.
Nenhum comércio de interesse do turista estará fechado. Todas as lojas importantes estarão em pleno atendimento.
Mas eu fui no Saltos del Guairá hoje dia 29/09 e estava tudo fechado, e com uma placa no shopping China informando o porquê de estar todo fechado a cidade