
Um grupo de investidores da União Europeia visitou, na semana passada, o lado paraguaio da fronteira, com destaque para a região de Ciudad del Este. Representantes do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai acompanharam a comitiva.
Leia também:
Prefeitura de Ciudad del Este aceita PIX para pagamento de impostos
“O Paraguai, hoje, está na mira do mundo”, afirmou o vice-ministro da Indústria, Marco Riquelme, em declarações reproduzidas pelo jornal La Nación. “Para os empresários que visitaram o país, a melhor área para investir é o Alto Paraná.”
O departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, está localizado na fronteira com o Brasil e a Argentina. A localização estratégica facilita o escoamento da produção em direção às duas principais economias do Mercosul.
Além disso, o Paraguai oferece vantagens como menor carga tributária em relação aos vizinhos e baixos custos de energia elétrica para projetos industriais.
A inauguração da Ponte da Integração (ainda sem data) também integra a lista de vantagens, pois terá como foco destravar a passagem de mercadorias pela região.
O grupo que visitou o Paraguai estava composto, principalmente, por representantes do setor de logística. O nome da empresa principal, que tem a Alemanha como base de operações, não consta da informação à imprensa divulgada pelo MIC.
Indústria e serviços no Paraguai
Nos últimos anos, como parte dos esforços de reconversão da economia local, Ciudad del Este vem recebendo investimentos milionários em indústria e serviços.
Atualmente, a maior parte do setor de maquila (montagem e acabamento de produtos) no Paraguai está instalada em Ciudad del Este e municípios vizinhos. Brasil e Argentina participam como compradores e como parte da cadeia logística de exportação.
No ramo de serviços, a capital do Alto Paraná já abriga empreendimentos como a sede regional de uma multinacional de call center. A empresa optou pela cidade devido à grande disponibilidade de trabalhadores que falam espanhol e português.