Moradores dos bairros Tres Fronteras e Santa Clara, em Presidente Franco, fizeram um protesto, nessa quarta-feira (20), para reivindicar a duplicação integral da Avenida Bernardino Caballero, que dá acesso à Ponte da Integração pelo lado do Paraguai.
Leia também:
Perimetral Leste: novo boletim atualiza andamento da obra em Foz do Iguaçu
Conforme os manifestantes, apenas um trecho da via, entre a ponte e a rotatória de acesso ao futuro pátio de caminhões, está sendo duplicado no atual pacote de obras.
No entender dos moradores, é necessária a ampliação da capacidade de tráfego da via em toda a sua extensão, uma vez que a Bernardino Caballero é o acesso mais direto entre a ponte, o restante de Presidente Franco e a área comercial de Ciudad del Este.
Outra queixa dos participantes do protesto, ocorrido em frente à sede da Junta (Câmara) Municipal de Presidente Franco, foi o descumprimento dos anúncios iniciais que previam obras de drenagem e construção de calçadas ao longo da avenida.
“Estão nos deixando com uma rua estreita, sem acostamento e nem calçada, além de perigosa para o trânsito em mão dupla. Isso é um risco para os motoristas e pedestres”, ressaltou Sofía Acosta, comerciante do bairro Santa Clara, citada pelo jornal ABC Color.
Segundo o ABC, os pedidos dos moradores têm o aval de entidades como o Conselho de Desenvolvimento de Presidente Franco (Codefran). Para esta quinta (21), está prevista uma reunião com os vereadores locais, para a discussão de alternativas.
As obras de acesso à cabeceira da Ponte da Integração no Paraguai seguem em andamento, com diferentes previsões de entrega. O chamado Lote Urbano deverá ser concluído ainda em 2024, com os outros cinco tendo prazo até o final de 2025.