Com a presença do presidente Santiago Peña, foi apresentado no Paraguai, na última quinta-feira (19), o maior barco para navegação fluvial na América do Sul. A embarcação leva o nome de Don Toyo.
Leia também:
Cotação do dólar no Paraguai recua nos últimos dias antes do Natal
De acordo com o jornal La Nación, o Don Toyo foi construído no Paraguai, na região de Assunção, com mão de obra 100% paraguaia. O investimento está orçado em cerca de US$ 15 milhões (R$ 75 milhões).
“Estamos orgulhosos dessa construção”, afirmou Mauricio González, diretor do estaleiro Aguapé, citado pelo La Nación. “Acredito que, em toda a América Latina, não exista um barco tão grande para a navegação de rios interiores.”
Conforme os proprietários, a embarcação percorrerá a hidrovia dos rios Paraná e Paraguai, no trecho entre a região de Assunção e os portos de Rosario e Buenos Aires, na Argentina; e Montevidéu, no Uruguai.
A capacidade de transporte é para até 906 contêineres. A extensão total do barco é de 119,8 metros, com 30 metros de largura. A tripulação necessária para a operação do Don Toyo varia entre 15 e 20 pessoas.
Já a sua construção gerou cerca de 300 empregos no Paraguai, reforçando o papel de destaque da indústria naval no país.
En el Astillero Aguape, ubicado en el Puerto de Asunción, presenciamos la Ceremonia de Botadura del Buque Motor “Don Toyo”, un símbolo del talento, la dedicación y la capacidad técnica de los paraguayos. Felicito a todos los que hicieron posible esta gran obra, demostrando una… pic.twitter.com/1S66C04X4r
— Santiago Peña (@SantiPenap) December 19, 2024
Início das operações do Don Toyo
O próximo passo para o início das operações oficiais do Don Toyo é o registro no Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC). A etapa é necessária para que o transportador receba bandeira paraguaia.
Santiago Peña, presidente do Paraguai, celebrou a futura adição à frota mercante do país. “Hoje, com o maior barco da hidrovia, quero que o Paraguai seja o país mais desenvolvido e competitivo da região”, afirmou.
Atualmente, a hidrovia é a principal rota para o comércio exterior paraguaio. Por meio dela, o país exporta grãos e outros produtos. Além disso, importa insumos como combustíveis e maquinário para a agricultura e a indústria.