A prefeitura de Ciudad del Este comunicou, nessa quarta-feira (11), que está intensificando os controles no acesso à Ponte Internacional da Amizade no Paraguai.
Leia também:
Ponte da Amizade: Paraguai emite orientações aos viajantes
O objetivo declarado pelo órgão é melhorar o ordenamento, garantindo o cumprimento das leis de trânsito e proporcionando mais segurança.
Nesse sentido, Daniel Pereira Mujica, representante da prefeitura, dialogou com taxistas, mototaxistas e motoristas do transporte alternativo, para ouvir as reivindicações dos profissionais que atuam no entorno da fronteira entre Paraguai e Brasil.
Uma das medidas dispostas é o aumento na fiscalização dos veículos que fazem o transporte de forma irregular em direção a Foz do Iguaçu.
Rodovia PY02 e rotas alternativas
Além da Rodovia PY02, o acesso à Ponte Internacional da Amizade no Paraguai ocorre por vias alternativas, como as avenidas Monseñor Rodríguez e Luís María Argaña.
O período de festas de fim de ano costuma ser de grande movimentação no comércio de importados no Paraguai. A demora nas filas para a travessia de veículos, nos dias de maior procura, chega a ser de mais de duas horas.
Dificuldade para estacionar no Paraguai
Outro ponto a ser observado é a dificuldade para encontrar vagas de estacionamento na área central de Ciudad del Este. Uma recomendação comum para as visitas ao Paraguai, inclusive, é deixar o carro em Foz do Iguaçu e atravessar a ponte a pé.
A prefeitura de Ciudad del Este tem feito, nos últimos meses, ações até mesmo polêmicas para combater o problema do estacionamento irregular. Veículos flagrados em locais proibidos costumam ter suas fotos expostas nas redes sociais do poder público.