
Governo do Paraguai, Itaipu Binacional e consórcio Geocon-Cialpa apresentaram, nesta semana, o Plano de Melhoramento da Infraestrutura Viária e Urbanística na Área de Influência da Rodovia PY07 em Ciudad del Este e região.
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O planejamento, financiado pela binacional, prevê intervenções em pelo menos dez cruzamentos considerados problemáticos no trânsito local.
🇵🇾¡Soluciones viales para CDE! 🚗🚌Durante el cuarto taller realizado con pobladores y comunicadores de Ciudad del Este socializamos el proyecto de Mejoramiento de Infraestructura Vial y Urbanística en el área de influencia de la Ruta PY07, con énfasis en la rotonda del Área 1.… pic.twitter.com/z75x1bGspa
— ITAIPU Binacional Py (@itaipuparaguay) February 13, 2025
As ações contemplam, por exemplo, a reformulação completa da rotatória da Área 1, um dos nós do tráfego na cidade. A lista também inclui esquinas e rotatórias na região dos quilômetros 3,5 e 4 da Rodovia PY02 em Ciudad del Este.
Conforme o cronograma, nos próximos dez dias, começará o processo de contagem do trânsito, para avaliar o nível de congestão das vias.
“O contrato é de oito meses, e cumpriremos os prazos com a entrega dos projetos antecipadamente. Entre o sexto e o sétimo mês, definiremos o tipo de intervenção viária”, detalhou Amílcar Troche, diretor do consórcio, citado por Itaipu.
O processo também envolverá consultas à população de Ciudad del Este e região, para avaliar os perfis de uso e colher sugestões.
No ano passado, Itaipu anunciou que pretende construir viadutos no km 10 da Rodovia PY02 e na rotatória da Área 1. Anteriormente, a binacional financiou a construção de estruturas importantes na cidade, como os viadutos dos quilômetros 4 e 7.
Trânsito em Ciudad del Este
Para muitos brasileiros e turistas que visitam a fronteira, o trânsito de Ciudad del Este tem como característica os engarrafamentos no entorno da Ponte da Amizade.
Entretanto, os principais pontos de congestão ficam mais adiante, nos trechos majoritariamente utilizados por moradores locais.
Dois motivos explicam o trânsito ruim em Ciudad del Este: a falta de planejamento urbano e o crescimento acelerado da população.
Atualmente, a capital do Alto Paraná tem 325.819 habitantes. A região metropolitana, que engloba outras três cidades (Presidente Franco, Hernandarias e Minga Guazú), soma 578.920.