Ciudad del Este e Presidente Franco disputam limites municipais

Ao remarcar limites, Presidente Franco teria incluído bairros que pertencem a Ciudad del Este.

Ao remarcar limites, Presidente Franco teria incluído parte de bairros que pertencem a Ciudad del Este.

Os moradores de quatro bairros de Ciudad del Este – Área 4, Fátima, Santa Ana e 23 de Outubro – denunciaram à Prefeitura de Ciudad del Este que funcionários da Prefeitura de Presidente Franco fizeram marcações na área, alegando que várias faixas pertenceriam àquele município.

Na sexta-feira, 29, uma comitiva da Prefeitura de Ciudad del Este, encabeçada pelo prefeito Hugo Benítez Ávalos, foi ao local para ouvir a vizinhança e garantir que a documentação existente mostra que as áreas marcadas formam parte do território do município, conforme a documentação.

Mas a disputa é histórica. E o prefeito de Ciudad del Este disse que, no atual momento, “não é prudente nem oportuno gerar um conflito intermunicipal, já que ambos os prefeitos são interinos”.

Caberá aos novos prefeitos (Roque Godoy em Presidente Franco e Miguel Prieto em Ciudad del Este), disse Hugo Benítez Ávalos, “reiniciar o processo de solução a esta questão, por meio do diálogo e dos precedentes jurídicos”, como informa um press-release da Prefeitura de CDE.

O município que vencer a disputa legal poderá aumentar ou perder arrecadação do imposto imobiliário.

Por isso, na comitiva de Ciudad del Este estavam diretores e técnicos de Assessoria Jurídica, Cadastro e Arrecadações, que fizeram um censo dos moradores, para incorporar os vizinhos de toda a área de conflito ao sistema de imposto imobiliário de Ciudad del Este.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.