Um grupo armado, com cerca de dez integrantes, atacou, no início da madrugada desta quinta-feira (21), uma agência bancária na cidade paraguaia de Naranjal, habitada por agricultores de origem brasileira, a 90 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu.
Leia também:
Estudante de Medicina morre em acidente de moto na Ponte da Amizade
Imagens de câmeras de vigilância mostram que os indivíduos chegaram em dois veículos e renderam os seguranças de um posto de gasolina e de um silo agrícola. Na sequência, invadiram a agência e implantaram explosivos para ter acesso ao cofre.
A ação foi rápida e durou pouco mais de cinco minutos. Um dos automóveis utilizados no ataque foi encontrado abandonado, horas mais tarde, em uma área pouco povoada no limite entre os departamentos (estados) de Alto Paraná e Caazapá.
REITERAMOS 🔴 Así explotaron un banco en Naranjal, departamento de Alto Paraná.
— Monumental AM 1080 (@AM_1080) November 21, 2024
🔸 Cerca de 10 delincuentes accedieron a la bóveda.
👉🏼 Los mismos abrieron fuego contra dos guardias de negocios aledaños.
🟠 Suscribite a nuestro canal de Youtube: https://t.co/n7RJ5wJ0qi#AM1080… pic.twitter.com/Dd9RimfMtu
Pelo menos até as 9h desta quinta, o valor subtraído ainda era desconhecido. A hipótese investigada pela Polícia Nacional do Paraguai é que o crime tenha sido praticado pelo mesmo grupo que explodiu, recentemente, um caixa eletrônico na cidade de Yatytay.
A participação de indivíduos de nacionalidade brasileira, em sociedade com criminosos locais, não está descartada, conforme declarações dadas por Feliciano Martínez, diretor da Polícia Nacional no Alto Paraná, ao jornal ABC Color.
“Com o passar das horas vamos ter mais informações, mas sempre quando os bandidos usam explosivos, são indivíduos ‘da pesada’ e profissionais. Por isso, não descartamos que seja um grupo já conhecido”, apontou Martínez.
Com cerca de 7 mil habitantes, Naranjal é um dos principais polos de produção agrícola da Região Leste do Paraguai. A cidade faz limite com Santa Rita, outra localidade conhecida pelo numeroso percentual de imigrantes brasileiros entre a população.