O governo da Argentina autorizou o funcionamento da conexão de balsa entre a cidade de Puerto Libertad, na província de Misiones, e a localidade paraguaia de Domingo Martínez de Irala, do outro lado do Rio Paraná.
Leia também:
Carta ao Leitor: sobre a cobrança de pedágio nas pontes da fronteira
De acordo com o jornal ABC Color, do Paraguai, a autorização está datada do dia 30 de outubro, mas foi dada a conhecer ao público nessa segunda-feira (4). O pedido estava em tramitação desde o dia 17 de setembro.
Com a balsa, será possível a travessia segura de automóveis particulares e caminhões, encurtando a distância e abrindo novas possibilidades econômicas para os moradores das duas margens.
A data de inauguração do trajeto ainda não foi anunciada, mas a expectativa é para que ocorra ainda antes do fim do ano.
Pertencente à empresa Macuco Eco Aventura, de origem brasileira, a balsa foi especialmente construída para a travessia, tendo 52 metros de comprimento e 12 de largura, com capacidade para até 30 veículos e 130 passageiros.
O município de Domingo Martínez de Irala está localizado cerca de 60 quilômetros ao sul da fronteira entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.
A balsa é vista como uma alternativa para os deslocamentos dos moradores da parte sul do departamento (estado) de Alto Paraná, incluindo muitos brasileiros que “cortam caminho” pelas estradas da Argentina para visitar familiares no Rio Grande do Sul.
Comentários estão fechados.