
Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai apreenderam, nessa segunda-feira (24), 285 quilos de cocaína em Ciudad del Este. O entorpecente estava em uma residência no bairro San Juan, a cerca de oito quilômetros da Ponte da Amizade.
Leia também:
Bombeiros precisam cortar lataria de ônibus para retirar mercadorias de contrabando
De acordo com o boletim enviado à imprensa, duas pessoas receberam voz de prisão durante o procedimento. Uma delas, de nacionalidade paraguaia, tem 21 anos. A outra, possivelmente brasileira, não portava documentos.
Conforme a Senad do Paraguai, o valor da droga está inicialmente avaliado em US$ 4 milhões, pegando como base as “cotações” de venda nos países vizinhos.
A operação teve a participação do promotor Manuel Rojas, do Ministério Público do Paraguai, que determinou a apreensão de provas e outros elementos.
No local, havia uma caminhonete do tipo Silverado e objetos usados para o processamento de drogas. A lista inclui uma prensa, macacos hidráulicos e uma trituradora industrial, bem como vários moldes de metal.
A Senad informou ainda o confisco de uma escopeta calibre 12, um fuzil 762 (com carregador) e um revólver calibre 38. Além disso, no imóvel também havia um aparelho bloqueador de sinais, do tipo frequentemente utilizado por grupos criminosos no Paraguai.
Outra apreensão no Paraguai
Nesta terça-feira (25), a Senad comunicou uma outra apreensão de cocaína no Paraguai, ocorrida na localidade de Río Verde, em Presidente Hayes.
No local, situado na principal rota rodoviária entre Paraguai e Bolívia, os agentes encontraram oito quilos de cocaína em um caminhão-tanque. Considerado de alta pureza, o entorpecente poderia ser diluído antes da comercialização.
O motorista do caminhão, um cidadão boliviano de 43 anos, recebeu voz de prisão em flagrante e permanece à disposição das autoridades paraguaias.
(Com informações da Senad do Paraguai)